Tradicionalmente realizado em frente à secular Igreja de Nossa Senhora da Saúde, no Poço da Panela, o Festival Panela do Jazz 2022 transferiu uma parte para outro lugar, o Plaza Shopping, no bairro de Casa Forte, que é vizinho ao primeiro. Destaque: mesmo em área privada, as apresentações serão gratuitas, como sempre foram. A iniciativa integra o circuito comemorativo do Dia dos País, e acontece em três fins de semana em agosto (13 e 14; 20 e 21; 27 e 28). Os shows serão no Jardim L2 (na área externa da entrada do centro de compras, em frente ao Big Bompreço). Há atrações da Paraíba, Rio de Janeiro e até Uruguai.
Mas atenção: o evento principal do Festival, que mescla música, gastronomia, artes cênicas e plásticas, ações educativas e fomento à economia local, será realizado no dia 10 de setembro, no Poço da Panela, no Recife, onde o evento nasceu. Em dezembro, chega a Triunfo (no Sertão de Pernambuco), com shows nos dias 16, 17 e 18. O retorno à edição presencial ocorre após uma interrupção de dois anos por conta da pandemia. “O jazz é nosso ponto de partida, mas nós acreditamos na comunhão dos segmentos culturais, na economia criativa e na valorização das iniciativas locais”, afirma, Antônio Pinheiro, idealizador e diretor-geral do Festival. Vamos, portanto, nos reportar à verdade mais próxima, que já acontece em agosto, no Plaza. O grande homenageado dessa edição será o Maestro Moacir Santos(1926-2006), ícone da música instrumental pernambucana, natural de Flores (PE), mas que vivem grande parte da vida nos Estados Unidos, onde seu talento ficou mundialmente conhecido.
No Plaza, a primeira apresentação, no sábado (13/8), será a partir das 16h, e fica por conta das Palhaças Vareta e Gardênia, com dança, malabarismo, acrobacia e palhaçada. Depois, a estreia da nova formação do Jazznambucano (de duo para quinteto) e Silva Barros & Grupo. Amaro Freitas Trio encerra a noite com o show Sankofa, título homônimo ao elogiado álbum lançado no ano passado e incluído em várias listas de “melhores do ano”. O repertório é intercalado por histórias contadas pelo pianista. No domingo (14/8), o paraibano Palhaço Salsicha fica responsável por receber o público com o espetáculo “TrupeÇando – a trupe de um homem Sol”, às 16h, seguido por um set do DJ Soma.
O paraibano Felipe Costta Trio, composto pelo sanfoneiro junto com o baterista Thiago Duarte e o baixista acústico Jorge Soares, faz um passeio pelos ritmos, pelas harmonias e melodias brasileiras. A pianista e compositora carioca Claudia Castelo Branco finaliza a noite com um apanhado dos 20 anos de carreira. O segundo fim de semana começa com o espetáculo de música e teatro de bonecos “Cantigas de mamulengo”, da Companhia Artística Mamulengos e Catrevagens, sobre a preservação do meio ambiente, a partir das 16h, que também integra o da montagem do Teatro de Bonecos Quero Mais, sobre o cuidado com as águas pluviais, no sábado, às 16h. A ampliação deste ano conta com patrocínio das Lojas Renner e Chesf, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Funcultura (Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura), do governo estadual, e do SIC – Sistema de Incentivo à Cultura / Fundação de Cultura Cidade do Recife / Secretaria de Cultura / Prefeitura da Cidade do Recife.
Leia também
Panela do Jazz é virtual
O bucólico Poço tem Panela do Jazz
Chorinho e jazz nordestino no Poço
O Poço das Artes de Clarissa Garcia
Artes, circo e música no Poço Festival
Panela do Jazz vem aí
Panela do Jazz movimenta Poço
Dorival Caymmi, amor e mar no Poço
Chorinho e Jazz nordestino no Poço
Serviço
Evento: Panela do Jazz
Onde: Jardim do Piso L2, do Plaza Shopping Casa Forte
Endereço: Rua João Santos Filho, 255, em frente ao Big Bompreço
Quando: nos fins de semana 13 e 14, 20 e 21, e 27 e 28 de agosto
Horário: a partir das 16h
Quanto: gratuito
Confira a programação:
13 de agosto (sábado)
16:00 – Donzelas do Circo: Palhaças Gardênia e Vareta (PE)
17:00 – Jazznambucano (PE)
18:00 – Silva Barros (PE)
19:00 – Amaro Freitas Trio (PE)
14 de agosto (domingo)
16:00 – Palhaço Salsicha, com Allan Barros (PB)
18:00 – Felipe Costa Trio (PB)
19:00 – Claudia Castelo Branco (RJ)
20 de agosto (sábado)
16:00 – Companhia Artística Mamulengos e Catrevagens (PE)
18:00 – Makamo Quinteto (PE)
19:00 – Gilú Amaral (PE)
21 de agosto (domingo)
18:00 – Joinhas Band Convida Aishá Lourenço (PE)
19:00 – Beto Kaiser (PE)
27 de agosto (sábado)
16:00 – Teatro de Bonecos Quero Mais (PE)
18:00 – Facundo Estefanell (UR)
19:00 – Jonathan Ferr (RJ)
28 de agosto (domingo)
18:00 – Trio Sotaque Convida Lígia Fernandes (PE)
19:00 – Spok Quinteto (PE)
* Na abertura, nos intervalos e no encerramento, todos os dias, DJ Soma
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação / Panela do Jazz