Todo cuidado na hora de comprar

Compartilhe nas redes sociais…

O Dia dos Pais vem aí. Muita gente já aderiu às compras  no mercado virtual, mas – mesmo com a pandemia – tem quem prefira a loja física, embora nos grandes centros de compras, o movimento ainda esteja bem menor do que o registrado antes da disseminação do novo coronavírus. Lojistas garantem, no entanto, que estão tomando todas as providências para garantir segurança sanitária aos seus clientes não só nas datas festivas, como em dias normais. Nas lojas de roupas por exemplo, (que devem ter grande saída nos próximos dias),tem gente usado vapor a cem graus para higienizar as peças entre um cliente e outro.

Informa o Movimento Pró-Pernambuco (MPP), que praticamente todos os setores econômicos do Estado estão focados no cumprimento de protocolos ditados pelo Plano de Conivência com a Covid-19. Entre eles, o comércio, que promete ser bem movimentado nos próximos dias.  Os lojistas garante que não há riscos nem mesmo na compra de acessórios como óculos, que  são higienizados, não representando riscos para os clientes. Um dia desses, no entanto, vi um belo par de óculos escuros em vitrine de loja no bairro das Graças….  Mas, quem disse que eu tive coragem de entrar na loja e experimentar? Há meios de testá-los virtualmente, como fotografar o rosto do cliente e mostrar como ficaria com os óculos escolhidos. Mas são poucas as óticas que o fazem.

Experimentar roupas? Também não tenho coragem. Mas para Thomaz Lera, proprietário da loja de roupas masculinas Broomer (no Shopping Guararapes), não há tanto motivo para preocupação. “Existem vários estudos mostrando que  a probabilidade de ser contaminado pelas roupas é muito baixa, pois o vírus não tem longa vida no tecido”,  afirma ele.  E complementa: “Os estudos mostram que eles dificilmente durariam mais de 24 horas em tecidos”.  A duração do vírus no tecido, no entanto, não é a questão. A questão, sim, é a higienização. “As roupas podem ser manuseadas, mas antes de cada prova do cliente, ela recebe aplicação de vapor a cem graus em toda a peça e antes de embalar”. Outros acessórios, como bijuterias e joias, ainda aguardam liberação das autoridades sanitárias para manuseio.

Mas segundo o MPP, nada impede aos consumidores de comprá-las.  Em lojas como a Belle Bijou, as vendedoras higienizam as mãos, pegam as peças e, em frente do espelho, as aproximam das clientes para que estas tenham percepção do visual. Já as óticas – como a  Carol – garantem que todas as peças são higienizadas, e que os clientes podem experimentá-las sem temor.

Na última sexta-feira estive no Plaza Shopping, para comprar um presente para um dos netos, que faz aniversário. Realmente há muitos cuidados: tapetes higienizados na entrada, aferição de temperatura, álcool gel em todos os lugares. Mas as pessoas se encarregam de não respeitar as marcações no assoalho. Tentava plastificar um documento  no andar térreo no quiosque da xerox, quando o vendedor me pediu para ficar do outro lado. Assim que cheguei, uma vendedora de talonário de estacionamento da Cttu se aproximou, ficou quase encostada em mim e se debruçou no balcão, para atender a um motorista. O fato me provocou desconforto devido à pandemia. O comerciante não disse nada. Então, fui embora. Mesmo sem ser atendida.

Boletim divulgado hoje pela Secretaria Estadual de Saúde mostram que há registro de 1.741 novos casos da Covid-19 em Pernambuco, nas últimas 24 horas.  Ou seja, o número de pessoas até agora chega a 96.746 no Estado. Nesse sábado, também, foram confirmadas 40 mortes, devido à infecção. Agora, são 6.597 vidas perdidas para o novo coronavírus no estado.

Leia também:
Shopping centers ampliam horários
Shopping centers se preparam para abrir segunda-feira
Os ursos da pandemia
Os abraços dos ursos e outros abraços
Liberados bares, restaurantes e praças de alimentação: horário reduzido
Com shopping centers fechados Dia das Mães vai ser no delivery
Pandemia: Plaza Shopping muda marca e alimentação fica no Delivery
Ovo de Páscoa não deu para quem quis
Ovos da Páscoa em tempos de pandemia
Ovos da Páscoa chegam em casa
Pratos para a Páscoa sem fazer esforço
Pandemia: Plaza Shopping muda marca e Praça de Alimentação fica no Delivery 
Covid-19 em queda no Recife
Banho de mar e quiosques liberados em Boa Viagem
Infectados passam de 70.000 em Pernambuco
Pandemia: a volta dos restaurantes, academias e partidas de futebol

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos:  Divulgação / MPP / Shopping Guararapes 

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.