Pandemia: Pró-Criança retorna devagar

Com um belo trabalho social e depois de mais de cinco meses sem encontros presenciais devido à pandemia, o Movimento Pró-Criança retoma  as atividades em suas três sedes, a partir dessa terça-feira (1/9). O retorno, no entanto, será gradual e dentro das exigências impostas pelos protocolos sanitários. Em um primeiro momento, apenas os colaboradores das áreas administrativas voltam às unidades operacionais da instituição. Elas ficam no Recife (Recife Antigo e Coelhos) e no município vizinho de Jaboatão dos Guararapes. Por enquanto, as aulas oferecidas aos educandos continuam no formato on-line até que o Governo de Pernambuco autorize o retorno das atividades pedagógicas presenciais. Enquanto isso, os beneficiários permanecem assistidos gratuitamente com formações e encontros pela internet.

De acordo com o setor de Recursos Humanos, o expediente presencial para os funcionários ocorrerá duas vezes por semana, em horário flexível e reduzido a 4 horas.  Pessoas do grupo de risco a casos grave de Covid-19, como diabéticos, hipertensos e doenças autoimunes, deverão permanecer no trabalho remoto. Durante a última semana de agosto, todos os funcionários receberam orientações sobre o novo protocolo de segurança, que tem por objetivo evitar contaminação e disseminação do novo coronavírus. As reuniões foram promovidas em ambiente virtual e os participantes puderam conhecer e tirar dúvidas sobre as medidas estabelecidas pela instituição a partir das diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e da Secretária de Saúde de Pernambuco.

Para receber todos com segurança, o Pró-Criança deu início as ações de proteção aos colaboradores ainda no mês de julho com a desinfecção dos ambientes de trabalho, como os escritórios, e de circulação, como corredores e hall de entrada. O serviço permanece sendo feito por empresa especializada na área, e é repetido a cada 15 dias nas três unidades operacionais. Ainda em relação aos espaços físicos, foram instalados totens e dispensers com álcool em gel, tapetes sanitizantes para a higienização dos calçados e cartazes informativos sobre a doença e a maneira correta de se prevenir. Haverá também um reforço na limpeza dos prédios, em especial, dos banheiros.

Para os colaboradores, o Pró-Criança disponibilizou testes rápidos de detecção da Covid-19, bisnaga de álcool em gel, escudo facial e duas máscaras de tecido. Estas serão de uso obrigatório para todos que voltarem a frequentar os prédios da ONG, inclusive visitantes. Além de estarem utilizando máscaras, funcionários e visitantes terão a temperatura aferida com termômetros digitais infravermelhos. Caso o equipamento indique febre de 37,8 graus ou mais, a pessoa será impedida de acessar os espaços do Pró-Criança e devidamente orientada a buscar atendimento médico. Não será permitido o uso de ar-condicionado em ambientes compartilhados, e todos deverão contribuir com a organização de suas salas de modo que garanta uma distância mínima de 1,5 metro entre uma pessoa e outra. Tem que ser assim mesmo: volta gradual e segura, que o coronavírus não brinca em serviço não!

Leia também:
Pandemia: Movimento Pró-Criança  faz bonito
Pró-Criança: 3D para produção de máscaras
Pró-Criança: curso virtual ajuda mães
Participe dessa bela história
Aulas gratuitas de balé e música
A história de superação de um gênio
Cais da Alfândega tem concertão
Cantata Natalina no Recife Antigo
Crianças revitalizam praça nos Coelhos 
Aprenda música de graça: 108 vagas
Aprenda a gostar de música erudita
Pró Criança: Sai Sebastião Barreto Campelo (91) e entra Paulo Barbosa (84)
As roupinhas e máscaras da “família” de Francisca
Dia das Mães, Vovó Cici (80) vai da Bahia ao Rio de Janeiro visitar a sua (de 104)

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Pró-Criança / Divulgação

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.