Além da retomada de trilhas – conforme o #OxeRecife mostrou na segunda-feira – outras atividades esportivas estão de volta à nossa capital. Acabam de ser liberados o futevôlei, o vôlei de praia, beach tênis, aulas em grupos com profissionais de educação física e ainda o uso de pistas BMX (como as que existem em parques como o da Jaqueira e o da Macaxeira, ambos na Zona Norte da Capital).
É o que informa a Secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça. Antes, já estavam permitidas caminhadas, corridas, ciclismo, patins, patinetes e skates em calçadões e atividades individuais em parques do Recife. O retorno às atividades físicas, no entanto, ainda não é totalmente livre, pois há limites quanto ao número de pessoas por grupo.
As aulas de educação física em grupos como assessorias de corrida e treinamento funcional nos espaços públicos podem ter até dez alunos por professor, avisa a Seturel. Estão permitidos, também, o uso de implementos como colchonetes, cordas, kettbell. Em todos os casos, a higienização com álcool gel ou água sanitária não pode ser esquecida. É bom até que cada usuário leve sua garrafinha e uma flanela para a limpeza. Ou usar material individual.
Antes, as atividades já haviam sido liberadas em academias particulares de ginástica. Quase todas funcionam em fechadas e com ar condicionado. Não dá para entender, no entanto, porque as academias oficiais do Recife (as da Cidade e as da Saúde) ainda não reabriram, até porque são muito mais saudáveis pois ficam ar ar livre e, portanto, com menor chance de contágio do novo coronavírus. Se todas as privadas têm seus protocolos, porque as públicas, que são gratuitas, ainda não fizeram o seu? Tem muita gente ficando deprê em casa por falta de atividade física. O #OxeRecife questionou o fato destas ainda estarem fechadas, quando todas as outras foram liberadas. Claro que a aglomeração não pode ser como a anterior à pandemia, como na foto realizada no Sítio Trindade, em Casa Amarela. Mas… se é para abrir, que sejam todas, não é não? E com os devidos protocolos.
Em nota, A Secretaria de Esportes e Lazer (Seturel) informa que está “estudando a melhor data para a reabertura das Academias Recife. A cautela é necessária devido ao perfil dos frequentadores dos espaços, já que, entre os cerca de 100 mil inscritos no programa, há um percentual alto de idosos e demais integrantes dos grupos de risco”. E acrescenta a Seturel: “Vale destacar também que, além das pessoas que comparecem às academias para praticar exercícios físicos, há também um número considerável que as utilizam como ponto de encontro para atividades sociais e de convivência, o que tende a gerar aglomerações. Enquanto isso, as pessoas podem continuar cuidando da saúde com o Movimenta Recife, aplicativo que estimula e orienta a prática de exercícios em casa, com aulas e treinos gravados por profissionais de Educação Física”. Ah, bom…
A Secretaria Estadual de Saúde informa que nas últimas 24 horas, foram notificados 601 novos casos da Covid-19 em Pernambuco, elevando-se para 119.958 o número oficial de pacientes que foram infectados pelo coronavírus. Também foram confirmados 26 óbitos em laboratório, o que eleva para 7.425 o número de vidas perdidas para a pandemia no Estado.
Leia também:
Pandemia em queda no Recife
Covid-19 tem mais de 100 mil curas
Pandemia não dá trégua em Pernambuco
Prefeitura desativa leitos
Covid-19 em Pernambuco: quase 105.400 infectados
Pernambuco ultrapassa 100.000 casos da Covid
Recife tem 80 dias de queda da Covid
Máscaras podem virar caso de polícia
Com 93.373 infectados, Pernambuco flexibiliza no Agreste
PE tem 91.523 infectados e 72 por cento dos pacientes do Recife são de fora
Gabinete de enfrentamento à Covid mantém flexibilização
Suspeita na compra de respiradores
Nova normalidade com muita inspeção
Serviço de Samu desacelera
PE: Nova normalidade
Os divertidos ursos da pandemia
Pandemia: infectados são 78.509 em Pernambuco
Covid-19 em queda no Recife
Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife
