Já era tempo. Os principais teatros públicos do Recife estão recebendo reparos, durante o período em que permanecem sem funcionar, por conta da pandemia. É o que garante a Secretaria de Cultura do Recife. Esperamos, portanto,que antes do final do ano cumpra-se a promessa da entrega do nosso querido Teatro do Parque e que os três outros do centro – Santa Isabel, Hermilo Borba Filho e Apolo – realmente passem por melhoras.
A maior intervenção está em curso no Teatro Santa Isabel, onde todo o sistema de climatização, em uso há mais de 44 anos, começou a ser refeito. O serviço consiste na atualização do sistema de condensação de água gelada, com a substituição de 90% do maquinário antigo por uma aparelhagem nova, que vai assegurar maior conforto térmico, além de agregar indicadores contemporâneos ao sistema de refrigeração do teatro, como eficiência energética. A nova Central de Água Gelada será subterrânea, como a antiga, mas exigiu adequações nos bastidores do teatro.
Segundo a Prefeitura, os antigos equipamentos já foram desmontados e retirados. E a casa de máquinas está sendo ampliada para a instalação das novas máquinas, que já estão no teatro. A obra foi precedida por um estudo detalhado de engenharia mecânica para mapear todas as falhas do antigo projeto de climatização do Santa Isabel. A conclusão está prevista para meados de novembro. O investimento total da requalificação será de R$ 1,2 milhão. O dinheiro é proveniente do orçamento do poder público municipal.
Nos teatros Apolo e Hermilo Borba Filho, também estão sendo implementadas melhorias nos sistemas de climatização, com a substituição de todos os equipamentos que, em função do tamanho dos teatros, são de menor porte. Alguns dos equipamentos que estão sendo substituídos tinham mais de 25 anos de uso. O Apolo, no entanto, precisa de outros reparos na parte interna. Da última vez que lá estive, a plateia tinha paredes prejudicadas por infiltrações, havia cheiro de bolor no ar, e carpetes e poltronas mostravam necessidade de reposição. As obras nos dois devem ser concluídas em novembro, conforme prevê a Prefeitura.
Leia também:
Sessão Recife Nostalgia: Teatro Santa Isabel e a luta abolicionista
Divirta-se em casa como se estivesse na plateia do Santa Isabel
Teatro Santa Isabel de roupa nova
Teatro Santa Isabel 170 anos com plateia em casa
Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife
