Uma dos mais populares eventos de rua de fim de ano no Recife, a Festa da Vitória Régia não acontecerá nos moldes tradicionais. Não terá brinquedos, gincanas, shows musicais ao vivo nem suas tradicionais barraquinhas (foto) circundando a Praça de Casa Forte. É que por conta da pandemia, a Paróquia de Casa Forte decidiu limitar a sua realização ao plano virtual. Criada para “celebrar a amizade e a solidariedade”, a Festa também tem por finalidade recolher recursos para a Casa da Criança Marcelo Asfora, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
A CCMA acolhe cerca de 110 meninos e meninas. Eles têm direito a atendimento médico, odontológico, psicológico, apoio pedagógico, oficinas de arte e cultura. Tudo de graça. Durante a pandemia do novo coronavírus, as crianças continuaram sendo assistidas através de doação de cestas básicas, kit lanche, kit arte e livretos informativos, como forma de manter o vínculo com elas e suas famílias. E essa instituição filantrópica é mantida com os recursos arrecadados anualmente pela Festa da Vitória Régia.
“A pandemia da Covid-19, com suas medidas restritivas, determinou a mudança de formato da festa desse ano”, informa a Paróquia de Casa Forte. “Ela recebe o nome de Vitória Régia – Edição Especial e deixa de ser presencial, recorrendo a eventos que, prioritariamente, aconteçam na Internet”. Os organizadores da festa esperam, no entanto, que mesmo sem os shows que atraem milhares de pessoas à Praça de Casa Forte, também se obtenha um “bom volume de doações”.
Veja como será a Edição Especial. A partir das 20h do dia 11 de dezembro, será a Live de Abertura, com show do Grupo Los Cubanos e outros artistas locais, pelo You Tube. Durante as transmissões, as doações poderão ser feitas através de depósito bancário, cujo número aparecerá na tela, e/ ou do QR Code exibido. No sábado, dia 12/12, Um barracão expresso será montado no estacionamento do Salão Paroquial, em Casa Forte.Haverá venda de sanduíches, bobó de camarão, máscaras e camisetas. Tudo no estilo pague, pegue, leve. O funcionamento será de 17h às 22h. No domingo, 13/12, Carol Levi diverte a criançada com suas habituais brincadeiras e contação de histórias, em um outro momento para novas doações. E às 17h do mesmo dia 13, o Padre Fábio Paz encerra a Festa com celebração de missa.
Leia também:
Venha “surfar na Vitória Régia
Sem festa da Vitória Régia, Casa da Criança Marcelo Asfora precisa de você
Texto e fotos (arquivo): Letícia Lins / #OxeRecife