Pandemia dita formato virtual para o Espiral das Artes que fez sucesso na rua

O Recife sempre teve seu lado meio quermesse. E tanto é assim que os eventos de rua são, sempre, uma festa, um sucesso. Dão certo, quando ocupam locais como praças, jardins públicos, parques e até vias. Entre os eventos, havia um que começava a se firmar, a partir de 2019: o Espiral das Artes. Com a pandemia, feiras, apresentações culturais, shows, tiveram que se recolher. O que é uma pena. Mas, felizmente, quem vive de cultura não desiste. E o Espiral das Artes está de volta, porém no formato virtual, como determinam as exigências dos protocolos sanitários desses tempos tão complicados. Com  o sábado (6/3) funcionando como um lockdown, onde só serão permitidos serviços essenciais, o jeito é se divertir em casa.

Então, monte sua programação para amanhã, do Espiral das Artes, que tanto nos divertiu, quando acontecia em praças. A responsável pela edição virtual do evento – a segunda – é a produtora Cultura Iminente, que informa que o formato ditado pela pandemia é completamente inspirado nas edições presenciais anteriores. E oferece  acesso gratuito a diversas linguagens artísticas: artesanato, pintura, dança, fotografia e música, na edição que ocorre nesse sábado, a partir das 10h. O Espiral das Artes Virtual recebeu patrocínio da Lei Aldir Blanc Pernambuco.

A programação conta com 5 sábados de evento. Neste sábado (06/03), o público pode assistir transmissão ao vivo, através do canal do Youtube da Cultura Iminente, de três shows com artistas pernambucanos: Kelsen Gomes Trio (às 16h), a cantora Maria Clara (18h), e Nelson Brederode e Jonatas Onofre (que fecham a noite de atrações às 20h).Mas não é somente música que o público pode esperar do Espiral das Artes Virtual. Haverá a exibição do espetáculo teatral À luz no isolamento, no Espiral Performance, e mais um debate na web série literária Espiral Literário, com Eron Villar, Alexsandro Souto Maior, Conceição Rodrigues e Karol Spinelli, sob o tema Poesia e isolamento: metáforas da solidão.

A Galeria Espiral traz exposições de artistas como Aurora Jamelo, a multi artista e designer autodeclarada indígena-quilombola, periférica e travesti, apresentando a série Qual a cor da tua alma?, do artista e psicoterapeuta Baw, que mostra uma série de pinturas exclusivas para o evento e do fotógrafo Primo Ferreira, que traz imagens produzidas em viagens pelo Brasil. Tem, também, podcast em uma parceria com a Rádio Frei Caneca do programa Conexões Telúricas, que continua na segunda edição do evento. O tema deste sábado será Chakras. O evento  inclui  Feira de Artesanato, Moda, Gastronomia, Sustentabilidade e Solidariedade.

A programação está dividida entre os eventos com hora marcada (shows, teatro, cultura) e aqueles que ficam no ar o dia todo, como a exposição de objetos  e artesanato. “Quem tiver o interesse de conhecer e comprar produtos da Feira Espiral, por exemplo, vai ter acesso ao trabalho de diversos expositores podendo entrar em contato com eles através da nossa plataforma”, explica Rodrigo Silva, diretor da produtora Cultura Iminente. Junto com a Feira de artesanato, o público terá acesso à Moda Espiral, que vende roupas e acessórios de produtores pernambucanos, e ao Polo Arte do Sabor, com opções de pedidos e encomendas de refeições e sobremesas para todos os tipos de gosto, incluindo opções veganas, diet, sem glúten e sem lactose.

No site, o evento está estruturado em abas com o acesso ao contato de cada ponto de programação. Também se incentiva a solidariedade no evento que dá visibilidade a ONGs e instituições parceiras abertas a mostrar os trabalhos sociais que desenvolvem e a receberem doações. O Espiral de Terapias é o ponto de programação que convida o público a conhecer e/ou participar das práticas terapêuticas integrativas como o Rêiki, as Barras de Access e a Massoterapia. Na versão virtual, esse ponto será apreciado através de uma parceria com o projeto do primeiro podcast da Rádio Frei Caneca FM. Comandado por Maíra Brandão e Camerino Neto, o Conexões Telúricas é uma série de doze episódios com cerca de uma hora de duração. O Espiral das Artes Virtual irá veicular, no site oficial do evento, cinco episódios: Energias Telúricas, Chakras, Tarô e autoconhecimento, Sincronicidade e A Grande Conjunção. Os podcasts estarão disponíveis a partir das 12h.  A programação completa poderá ser conferida no site da Cultura Iminente, através do link: https://www.culturaiminente.com.br/espiraldasartes-programacao

Leia também:
Boa Viagem tem doze horas de diversão
Praça José Vilela tem Espiral das Artes
Espiral das Artes volta à Zona Norte
Festivas, feirinhas estão de volta: doces, artesanato, bijus
No sábado, tem Feirinha da Torre
Feira Livre do Poço (no Plaza)

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Espiral das Artes /Divulgaã

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.