Paço: “O frevo vive, pulsa e continua”

 Paço: “O frevo vive, pulsa e continua”

Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

Compartilhe nas redes sociais…

Há muita gente com saudade do carnaval… E ninguém ainda sabe se o Recife terá sua festa mais popular em 2022. Em 2021, o carnaval não aconteceu, devido à pandemia. Então, o que não falta é folião com o pé coçando para fazer o passo. E uma boa oportunidade acontece nessa terça-feira (14/9), quando o Paço do Frevo comemora o Dia Nacional do Frevo com programação virtual. Ou seja, você pode dançar sem sair de casa, respeitando o distanciamento social. E de sua sala, assiste à apresentação especial da Orquestra Arruando. E o que é melhor, com a presença do saxofonista, maestro e Mestre-Vivo Edson Rodrigues.  A programação começa às 19h, com transmissão no canal do museu no Youtube (youtube.com/pacodofrevomuseu).

No calendário pernambucano, a data é a segunda dedicada ao gênero musical que é patrimônio cultural do Brasil e da humanidade. Mas frevo tem outra data comemorada na terra onde nasceu. É lembrado no dia 9 de fevereiro. Isso porque a data local faz referência à primeira vez que o termo “frevo” foi citado na imprensa, no Jornal Pequeno do Recife, em 1907. A descoberta foi do saudoso folclorista Evandro Rabelo, que depois se empenharia para resgatar data. Já o 14 de setembro diz respeito ao dia do nascimento do jornalista Osvaldo Almeida, responsável por formalizar o batismo do frevo na imprensa.

 Na terça, O Paço do Frevo traz programação virtual para celebrar a grande expressão da cultura pernambucana.

Quem é de fato bom pernambucano aproveita todos os ensejos para celebrar o frevo. E o Paço vai garantir a festa, só que virtual. O show da Arruando trará no repertório músicas das principais fases do Frevo, ao longo de seus mais de cem anos de existência, gravadas recentemente pela Orquestra. Composições e sucessos dos pernambucanos Capiba, Zé Menezes, Capitão Zuzinha e Banda de Pau e Corda serão executadas. Também entram os cearense Fausto Nilo, e os baianos Caetano Veloso e Armandinho no repertório. A apresentação marca o lançamento do projeto O Frevo vive, o Frevo pulsa, o Frevo continua, da Orquestra Arruando.

O projeto inclui o documentário O Frevo: conversas livres com os mestres , e também  shows inéditos do conjunto. A playlist com os vídeos será disponibilizada nos canais do YouTube do Paço do Frevo e da Orquestra Arruando.  O longa-metragem O Frevo: conversas livres com os mestres, é dirigido por Nilo Otaviano e Lucas Fitipaldi. E apresenta 12 visões (de músicos, Mestres-Vivos do Frevo, pesquisadores…) do que foi, é e pode vir a ser o Frevo. Já os shows foram gravados sem público no Teatro do Parque e Arena Pernambuco, no início deste ano. Eles são temáticos: O Frevo dos Anos 60-70-80,  A Universal Música Pernambucana, Clássicos Natalinos Arranjados nos Ritmos Pernambucanos,  O Frevo de José Constantino  e O Novo Sotaque da Música Pernambucana. O projeto O Frevo vive, o Frevo pulsa, o Frevo continua foi realizado por meio da Secult-PE, com recursos federais da Lei Aldir Blanc.

Formada em 2013, a Orquestra Arruando traz no seu nome o local de origem do próprio Frevo: a rua, seja ela do bairro de São José, de Santo Antônio, da Boa Vista ou as ladeiras de Olinda. O projeto foi criado para implementar um projeto de valorização da música e da dança que são patrimônio cultural.  Em sua formação completa, a Orquestra Arruando conta com cerca de 40 integrantes. Mas, para homenagear o Frevo no seu dia nacional e manter o distanciamento necessário à prevenção da Covid-19, vai se apresentar no Paço do Frevo com formação reduzida e celebrar com segurança. Para este show, a Arruando conta com patrocínio da Fundarpe.

Leia também
Eclético, Paço do Frevo junta passo com passinho
Paço do Frevo tem desconto para quem tem Passaporte Recife Vacina
Paço do Frevo tem nova escola
Um “passeio” pela cultura popular no Paço do Frevo
Museus do Recife – incluindo o Paço do Frevo- voltam a receber o público
Paço do Frevo comemora o Dia do Frevo de Bloco
Paço do Frevo tem passo e carimbó
Paço do Frevo tem Carnaval do Bita
Paço do Frevo mobiliza “Fêmeas”
Forró: o incansável maestro popular
Maestro Spok mobiliza Paço do Frevo
Semana do frevo: Spok e arrastão
Paço do Frevo tem nova troça no domingo
Óleo chega ao Paço do Frevo 
Paço do Frevo vai a Olinda
Paço do Frevo: 500 mil visitantes
“O frevo mexe com tudo” no Paço
Paço do Frevo e o Homem da Meia Noite animam o Bairro do Recife no domingo
Elefante no Paço do Frevo em janeiro
Paço do Frevo gratuito no fim do ano
Paço do frevo debate presente e futuro
Paço do Frevo: Cem por cento mulher
Paço do Frevo debate passado e futuro
Vovó Cici no Paço do Frevo
Frevo de Bloco no Bairro do Recife
Paço tem Arrastão de Frevo com Zé Puluca
Paço: frevo, forró e música psicodélica
Guerreiros do Passo “rendem” 5 mil foliões e ampliam trincheira do frevo

SERVIÇO
Especial Dia Nacional do Frevo com a Orquestra Arruando
Data: 14 de setembro
Horário: 19h
Local: Do 3º andar do Paço do Frevo para a casa do público, através do canal do YouTube do Paço do Frevo (youtube.com/pacodofrevomuseu)

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos:  Andréa Rêgo Barros/Arquivo PCR; 
Tiago J Silva;  Acervo #OxeRecife

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.