Lia é uma guerreira. Aos 80 anos e em plena atividade, a cirandeira de Itamaracá – aliás, do Brasil, do mundo – comemora a idade redonda com o “Festival o Canto da Sereia“, que ocorre a partir dessa sexta-feira (12/1) naquela Ilha do Litoral Norte, localizada a 40 quilômetros do Recife. Ícone da cultura popular, homenageada no carnaval pela Prefeitura do Recife e pelo Governo do estado, Lia virou enredo de duas escolas de samba em 2024 (uma no Rio de Janeiro, e outra em São Paulo) . Neste final de semana, ela vai receber o público na praia de Jaguaribe, onde sempre residiu e na qual construiu a fama com seu ofício de cirandeira. O acesso é gratuito a todas atrações do evento.
O Festival conta com três palcos: o Som da Rural, o Lia de Itamaracá e o Estrela de Lia. Neste, instalado no Palhoção onde funciona o Centro Cultural Estrela de Lia, haverá grafitagem dos grupos Cores do Amanhã e Cores Femininas, a partir das 10h da manhã. Às 15h, um grande cortejo desfilará pelas ruas da Ilha. Entre as agremiações convidadas, participam: Afoxé Alafin Oyó, Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu, Sociedade dos Bacamarteiros do Cabo de Santo Agostinho e Caboclinho União 7 Flexas. Todos, como Lia, são patrimônios vivos de Pernambuco.
Também estarão no cortejo que vai movimentar a Ilha: Maracatu de Baque Solto Estrela Dourada, Caboclinho Tribo Carijós , Bloco de Samba Reggae Obimirim, Bonecos Gigantes, Grupo Cores Sonoras, Grupo de Dança 30+. Após o desfile, essas agremiações subirão ao palco. No mesmo dia, a partir das 20h, vai rolar muita ciranda com presenças do Mestre Bi, Ciranda Bela Rosa, Mestre Anderson Miguel e Ciranda Raiz da Mata Norte. Por volta de 21h, é a própria Lia que sobre ao palco, para apresentar o espetáculo Ciranda de Ritmos, quando receberá alguns convidados. Entre eles a cantora Daúde e s Filhas de Baracho. A festa, no entanto, ainda não termina na sexta. No sábado, o #OxeRecife divulga a programação do dia 13 de janeiro. Esperamos que ao final do festival, as autoridades locais providenciem a limpeza. Infelizmente, desde que conheço a Ilha só que a gente vê lá é Prefeito porcalhão, que não cuida bem nem do seu patrimônio nem de sua bela natureza.
Itamaracá é linda, mas falta gente séria que zele por ela. Apesar da riqueza natural e histórica da ilha, as autoridades locais sempre deixam a desejar. Não sabem nem faturar a fama de Lia, seu maior patrimônio vivo. Quando a gente compara a situação de Itamaracá (PE) e da Ilha de Itaparica (BA), sinceramente, dá vontade de chorar.
Leia também
Aplausos para a Cirandeira Lia de Itamaracá e as quatro homenagens no carnaval do Brasil
Lia, a Rainha da Ciranda será homenageada em duas escolas de samba em 2024, no RJ e em SP
Viva Lia! A partir de hoje a cirandeira é tema de exposição na Assembleia Legislativa
Carnaval 2024 no Recife terá dois grandes homenageados: Lia de Itamaracá e Chico Science
Lia de Itamaracá, a rainha da ciranda, será homenageada em duas escolas de samba em 2024
Lia, livro e ciranda no Recife
Livro sobre Lia e ciranda tem live
História da Ciranda na Casa do Carnaval
……………………………………………………………………………………………………………………………………..
Ilha de Itamaracá ganha trilha ecológica de olho na importância e preservação da Mata Atlântica
Parem de derrubar árvores (Na Ilha de Itamaracá)
Itamaracá não é mais este paraíso. A ilha virou um inferno de lixo e abandono
Itamaracá: Carnaval em homenagem ao poeta Marcus Acioly
Itamaracá tem Praça do Poeta que canta a ilha em prosa e verso
Fragata resgatada em Itamaracá com asa quebrada
História: Krzysztof Arciszewski,o rival polonês de Maurício de Nassau que dizia o que pensava
Corrida de canoas em Itapissuma
Fortes podem ganhar título da Unesco
A fonte que faz “a véia virá minina”
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Ytallo Barreto (lia) / Divulgação e Daniel Tavares (lanceiro) / PCR/ Acervo #OxeRecife
Concordo plenamente Letícia! Primeiro parabenizar pelo texto irretocável e depois dizer que Lia é uma suntuosidade! Pense numa mulher guerreira! Por último corroborar com as afirmações sobre Itamaracá. Quem viu a pujança dessa Ilha na década de 1980, não imagina no que ela se transformou! Um local que tem Lia, Jaguaribe, Pilar, Parque Peixe Boi, Vila Velha, Trilha dos Holandeses, Forte Orange e Coroa do Avião, entre outros, era para figurar em outro patamar!
Pois é….