Notícia boa. É muita gente querendo assistir aos concertos da Orquestra Sinfônica do Recife. Nunca os ingressos são suficientes. Pois além de brindar o público com apresentações gratuitas, a OSR anuncia uma novidade para os “sem ingresso”.
É que as pessoas que “sobraram” em julho (e que tenham que se cadastrado) não correm o risco de ficar outra vez de fora. Elas terão prioridade no acesso aos tíquetes nas novas apresentações, que ocorrem no Teatro Santa Isabel, nesta terça (9/8) e na quarta-feira (10/8), sempre a partir das 20h. Como sempre acontece, os ingressos serão distribuídos uma hora antes, incluindo das pessoas que não conseguiram assento no mês de julho.
Há outra novidade : Para que ninguém fique de fora desta vez, a apresentação de hoje (9) será transmitida pela Internet, no canal da Prefeitura do Recife no YouTube (youtube.com/prefrecife). E a de quarta-feira (10), terá transmissão ao vivo pela rádio Frei Caneca FM (101.5). Para o programa deste concerto, o Maestro Lanfranco Marcelletti Jr. ensaiou três peças com os músicos da Orquestra, contemplando desde a tradição européia, representada pelos compositores Felix Mendelssohn e Luigi Gianella ( nascidos na Alemanha e na França), até a produção erudita brasileira, (evocada pela peça “Sinfonia Fúnebre”, composta pelo padre carioca José Maurício Nunes Garcia). Ele foi mestre de capela e organista da Capela Real, nos primeiros anos da corte Portuguesa no Brasil, entre 1808 e 1821.
A sinfonia de José Maurício, celebrado como o mais importante compositor brasileiro de sua época e um dos primeiros compositores de relevância no país, abrirá a apresentação, seguida do “Concerto Lúgubre” para Flauta e Orquestra (1821), de Luigi Gianella, que será executada com a participação especial do solista James Strauss. Nascido no Recife, James foi o primeiro brasileiro a ser diplomado como concertista em flauta pela Escola Normal de Música Alfred Cortot de Paris. Foi ainda solista de várias orquestras europeias e conta com uma grande discografia. Foi um dos fundadores dos Verões Musicais de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.
Em celebração ao mês da Juventude, a Orquestra Sinfônica do Recife apresentará amanhã (9) um concerto aula para formação de novos públicos para a música erudita na cidade, numa articulação entre a Secretaria de Cultura, Secretaria Executiva de Juventude e Secretaria de Educação de Pernambuco. Participarão da apresentação, que começa às 10h30, cerca de 250 jovens de escolas públicas e do coletivo juvenil Amor e Esperança, de Nova Descoberta.
Na gestão passada, a OSR tinha os chamados “Concertos da Juventude”, que tinham a mesma finalidade. Eram ensaios abertos, pela manhã, no mesmo dia que haveria apresentações noturnas. O então Maestro Marlos Nobre, mostrava a crianças e jovens o papel de cada instrumento e contava a história dos compositores escolhidos para as apresentações noturnas. Nada como disseminar a cultura erudita e estimular a juventude, aguçando seus ouvidos, nesses tempos de tanta música trash por aí, não é. A Orquestra Sinfônica do Recife volta a se apresentar no próximo dia 6 de setembro, para celebrar os 200 anos da Independência do Brasil.
Leia também
Concertos gratuitos no Santa Isabel
Orquestra Sinfônica volta em grande estilo com novos maestros
“Abertura trágica” no concerto da Orquestra Sinfônica
A Sinfônica a mais antiga do Brasil
Orquestra Sinfônica em dose dupla
Beethoven e Wagner para todos
O lado alucinante da música clássica
Sinfônica reverencia pernambucanos
Tchaikovsky e Mozart para todos
A melhor sinfonia de Tchaikovsky no TSI
Concerto tem Carmina Burana e Imagine
Aprenda a gostar de música erudita
Aula de boa música para jovens
Sonhos de uma Noite de Verão
Os sons da natureza de Beethoven
Orquestra Sinfônica em dose dupla
Beethoven e Wagner para todos
O lado alucinante da música clássica
Música clássica de graça
Música erudita para a meninada
Aprenda a gostar de música erudita
Sinfônica mostra versão inédita de Caticum
Serviço
Temporada 2022 de concertos da Orquestra Sinfônica do Recife
Datas: 9 e 10 de agosto
Horário: 20h
Local: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, Bairro de Santo Antônio)
Entrada franca: Ingressos distribuídos na bilheteria do teatro, uma hora antes das apresentações