Orquestra Sinfônica do Recife nos ritmos do maracatu, caboclinhos, aboios e trilhas sonoras

Im-per-dí-vel. Logo após o feriado dedicado à Proclamação da República, a Orquestra Sinfônica do Recife realiza um concerto especial no Teatro Santa Isabel. Anote aí o lembrete na agenda. A apresentação será às 20h da quarta-feira (16/11). Como é patrocinada pela Prefeitura do Recife, a apresentação – claro – é gratuita. Mas é preciso chegar uma hora antes, para retirar os ingressos na bilheteria do TSI. O concerto terá a participação dos coros de Câmara do Conservatório Pernambucano de Música e Opus 2 da UFPE, além do Coro Sinfônico da Faculdade do Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, que irá comemorar, na ocasião, seus 60 anos de atividades.

A regência será do maestro José Renato Accioly, que apelou às raízes nordestinas para preparar o programa, composto exclusivamente por peças dos pernambucanos Clóvis Pereira e Mateus Alves. “Eles representam duas gerações da nossa música que, apesar dos 50 anos de diferença cronológica, estão intimamente ligadas pela influência das nossas tradições culturais”, afirma o regente. Participarão ainda do concerto os solistas Virgínia Cavalcanti (Mezzo-soprano) e Douglas Araújo (Tenor). A primeira obra do programa será a “Suíte Brasil S/A”, de Mateus Alves, músico reconhecido e premiado em todo país, por suas composições ligadas às trilhas sonoras para o cinema brasileiro.Entre elas, as trilhas dos filmes Aquarius e Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Brasil S/A, de Marcelo Pedroso. A Suíte Brasil S/A é uma coletânea de cinco peças, escritas em 2014.

Do maestro Clóvis Pereira, “um dos principais compositores de sua geração e, particularmente, do Movimento Armorial”, serão executadas, em seguida, as “Três Peças Nordestinas”, embaladas por alguns dos mais emblemáticos ritmos de todo o Nordeste: maracatu, baião, galope, aboio e caboclinho. A Orquestra irá se despedir do público tocando a “Grande Missa Nordestina”, também do maestro Clóvis Pereira, considerada a obra de maior extensão e de maior envergadura do Movimento Armorial, surgido na década de 1970, que congregava diversas manifestações artísticas para valorização da cultura, modos e modas do Nordeste. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente, a partir das 19h, na bilheteria do teatro. Terá prioridade de acesso quem não conseguiu entrar no concerto anterior e fez um cadastro, informando nome e telefone para contato.

Leia também
Orquestra Sinfônica do Recife volta em grande estilo e com novos maestros
Orquestra Sinfônica inaugura novidade para os “sem ingresso”
“Abertura trágica” no concerto da Orquestra Sinfônica
A Sinfônica a mais antiga do Brasil
Orquestra Sinfônica em dose dupla
Beethoven e Wagner para todos 
O lado alucinante da música clássica
Sinfônica reverencia pernambucanos
Tchaikovsky e Mozart para todos
A melhor sinfonia de Tchaikovsky no TSI
Concerto tem Carmina Burana e Imagine
Aprenda a gostar de música erudita
Aula de boa música para jovens
Sonhos de uma Noite de Verão
Os sons da natureza de Beethoven

Orquestra Sinfônica em dose dupla
Beethoven e Wagner para todos 
O lado alucinante da música clássica
Música clássica de graça
Música erudita para a meninada
Aprenda a gostar de música erudita
Sinfônica mostra versão inédita de Caticum

Serviço
Evento: Concerto da Orquestra Sinfônica do Recife – Temporada 2022

Data: 16 de novembro
Horário: 20h
Local: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, Bairro de Santo Antônio)
Entrada franca: Ingressos distribuídos na bilheteria do teatro, a partir das 19h
Participações especiais: Coro de Câmara do Conservatório Pernambucano de Música, Coro Opus 2 da UFPE, Coro Sinfônico da Faculdade do STBNB
Solistas: Virgínia Cavalcanti (Mezzo-soprano) e Douglas Araújo (Tenor)

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife

Fotos: Marcos Pastich/PCR

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.