Onda verde: Terrários viram colares

Compartilhe nas redes sociais…

Com a verticalização das cidades, o fim dos quintais (cheios de árvores fruteiras como o dos meus pais e dos meus avós) e a disseminação de apartamentos cada vez menores, muita gente vem apelando para os terrários. São recipientes fechados de vidro,  com substrato e plantinhas, que reproduzem naquele pequeno ambiente os mecanismos da natureza. Como o vidro é transparente, sendo colocado perto da luz, a plantinha faz a fotossíntese e produz o oxigênio necessário. Quando a temperatura aumenta, a água que foi colocada no terrário se evapora, dando origem a uma nova concentração de vapor, que se condensa transformando-se em gotículas.

Ou seja, estas fazem o mesmo papel da chuva. O ciclo se repete, e a vida tão pequena ali dentro fica auto sustentável. E linda. Em lojas, casas, apartamentos, é cada vez maior o uso de terrários. Antes da pandemia, houve vários cursos ensinando como fazê-los. São muito decorativos e alegram o ambiente. E ter verde em qualquer lugar, sempre limpa a vista. Pois agora os terrários viraram acessórios. Isso mesmo, colares. Para você compor com as peças do vestuário. Ou seja, você pode passear com uma mini floresta pendurada no pescoço. O “biominha” fica em um frasco, com rolha  de cortiça e cordão. “Leve a natureza até você”, diz Juh Rodrigues, idealizadora da GreenGirl, empresa que trabalha com soluções sustentáveis e que é parceira do Projeto Eco Verdejante em algumas ações, como o plantio de árvores durante trilhas.

Criadora da GreenGirl, Juh Rodrigues trabalha com produtos e iniciativas para sustentabilidade.

O frasquinho tem quatro por dois centímetros. O mimo custa R$ 20. Contato pelo Whatsapp 985977243. E pelo Instagram, @greengirl.grupo. Na verdade, o terrário é apenas um dos muitos produtos da GreenGirl, iniciativa de empreendedorismo, que realiza palestras, oficinas, recreações e até ações sociais sempre com foco na sustentabilidade.  Além do terrário, o grupo comercializa outros produtos, como canudos retornáveis, copos, ecobags, sacolinhas para hortigranjeiros e frutas, entre outros.

O dinheiro arrecadado com a venda e em eventos ajuda na manutenção de ações sociais, como o Projeto Bolha, através do qual a GreenGirl recolhe óleo de cozinha, e ensina mulheres da periferia a produzir sabão, para geração de renda.  Também tem o Projeto Semear (que realiza plantio de árvores e faz palestras nas escolas sobre a sua importância). E ainda o Praia Sem Lixo (para coleta de detritos).   Nem os animais domésticos são esquecidos.  O grupo tem o Projeto Patinhas, para levar ração e água a gatinhos de rua e de estímulo à adoção dos bichanos. Nesta semana, foi feita uma rifa para financiar castrações dos miaus, já que os futuros “pais” adotivos sempre perguntam se o animal está castrado. Com a pandemia,  ações como as palestras nas escolas estão suspensas. Infelizmente.

Nos links abaixo, você pode ler mais sobre terrários e outras curiosidades vegetais.

Leia também:
Aprenda a fazer o seu terrário
Terrários solidários invadem o Plaza
Como fazer horta doméstica e terrário
Fruto misterioso em Casa Forte
Lírio, antiguidade, talismã e mistério
Abundantes no verão, as mangas são uma bênção para a saúde
É uma palmeira? Não, é um pandanus
As mil e uma utilidades do butiá
Parece coco, fruta-pão, mas é… coité
Tapiá, uma festa para os pássaros
Palma-de-Manila: a festa das abelhas
A primavera do abricó de macaco
A exuberância do abricó-de- macaco
Flamboyanzinho cada vez mais comum
Pitomba tem poder analgésico?
É verdade que piranga é afrodisíaca?
O charme e o veneno da espatódea
As mangas da vida
A festa dos ipês no Recife e no Pará
O tapete vermelho do jambo do pará
Dia da Árvore: a “vovó” do Tapajós
Viva a árvore mágica, no Dia do Baobá
Desabrochar musical da Flor do Baobá
O maior colosso vegetal do mundo
Veja a flora do Sertão em Dois Irmãos
A caatinga no Jardim Botânico
Jardim Botânico tem trilha amazônica
Por um milhão de árvores na Amazônica
Esso decide plantar 20 mil árvores para proteger mico-leão dourado
Coca-Cola planta 600 mil árvores
Anderson: Por trilhas “Eco Verdejante”

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Greengirl / Divulgação

5 comments

  1. Achei belíssimo o mimo. Todos os produtos e iniciativas da Green, acho muito legais e estou sempre adquirindo. Os projetos são ótimos ❤️.

  2. Amooo a Green e as suas ações, são de muita importância para o meio ambiente e consicientizar a sociedade. A Juliana está de PARABÉNS por idealizar todo esse projeto e pela sua garra, muito orgulhooo!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.