Olha! Recife: Rio Capibaribe, Poço da Panela, Palácios e Solares

Ainda resta um tempinho para quem quiser se inscrever no “Olha! Recife”, deste final de semana, que está cheio de novidades. O programa oficial e gratuito da Prefeitura oferece três roteiros: “Recife noturno e suas pontes” (sábado), e “Poço da Panela” e “Palácio e Solares” (domingo). O passeio de amanhã (17/12) é de barco, e sai às 17h30m do Cais das Cinco Pontas. No roteiro, pontes, cúpulas, velhos telhados, a iluminação da Cidade, um pouquinho mais feérica (mais nem tanto), nesses tempos de festas natalinas.

No domingo (18), há mais dois passeios: um a pé e outro de bicicleta. Para os pedestres, o roteiro será dedicado ao Poço da Panela, conjunto arquitetônico que surgiu por volta do século 18, nas terras do Engenho Casa Forte, e que se avolumou após um surto de cólera que levou os recifenses mais abastados a procurarem as medicinais águas do rio. Naquele tempo, o Capibaribe não era tão poluído quanto hoje, e suas margens até eram utilizadas como estações de veraneio e para tratamento de saúde. O roteiro contemplará a Estrada Real do Poço, o seu antigo casario, a Igreja da Saúde e o baobá da Rua Marquês de Tamandaré. Tem início na Praça de Casa Forte, às 9h.

O belíssimo prédio da Faculdade de Direito está em um dos roteiros do Olha! Recife.
O  prédio da Faculdade de Direito está em um dos roteiros do domingo do “Olha! Recife”: arquitetura e muita história.

No mesmo horário sai da Praça do Arsenal o roteiro de bicicleta, que contemplará construções palacianas e solares aristocráticos.  Vejam os prédios que serão visitados 😮 Palácio do Campo das Princesas e o da Justiça, o conjunto de sobrados da Rua da Aurora (onde se localiza o Palacete do Conde da Boa Vista), Palácio Joaquim Nabuco, Ginásio Pernambucano, a Faculdade de Direito, o Solar do Pombal (antiga residência do Visconde de Suassuna), o Palácio da Soledade, o Quartel da Polícia Militar e o conjunto de palacetes da Rua Benfica, em estilo neoclássico, neocolonial e eclético.

Os três roteiros são gratuitos, patrocinados pela Prefeitura através da Secretaria de Turismo e Lazer. As inscrições devem ser feitas nesta sexta (16), no site www.olharecife.com.br, a partir das 9h. No dia do passeio, os inscritos devem levar um quilo de alimento não perecível para ser doado a instituições de caridade.

(Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife)

 

 

 

 

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.