Olha! Recife no roteiro dos famosos

 Olha! Recife no roteiro dos famosos

Compartilhe nas redes sociais…

O Olha! Recife oferece cinco opções de passeios gratuitos entre os dias 19 e 23 de janeiro. E o cardápio está bem variado. No sábado, por exemplo, há três roteiros: um é fluvial e outro de ônibus. O primeiro vai de catamarã pelo Rio Capibaribe. O segundo levará os visitantes ao Jardim Botânico do Recife, que é uma graça, sendo considerado o melhor do Nordeste. Mas para o #OxeRecife, o destaque é para mais uma edição do CurioCidades, que acontece também no dia 19.

O CurioCidades vai levar, a pé, o grupo de participantes para fazer um roteiro de locais que foram visitados por pessoas ilustres no Recife. O passeio será por ruas do Centro, com a presença de atores interpretando astros do cinema, da ciência, da Literatura e até de sangue azul que passaram pela nossa cidade. E eles não foram poucos: Jean-Paul Sartre, Simone de Beauvoir, Carmem Miranda, Jorge Amado, Orson Welles e a Rainha Elisabeth II. De todas essas visitas, a única que tenho lembrança é a da Rainha, porque foi a manchete dos jornais da época, dos quais meus avós eram leitores diários. Mas sobre Sartre e Orson Welles, por exemplo, rolam muitas histórias. Do primeiro, a paixão que teve pela ex-deputada Cristina Tavares, já falecida. Do segundo, as noitadas de farra e o percurso pelos cabarés do Bairro Recife (foto), que até deram origem ao filme That´s a Lero Lero, de Amim Steple

Já o passeio de catamarã sai do Cais das Cinco Pontas. A embarcação vai passar por um trecho da bacia do Rio Pina, pelo Marco Zero, e também por um ponto de encontro com o rio Beberibe. Os participantes também poderão avistar algumas das principais pontes do Centro do Recife, como a antiga Ponte Giratória, Buarque de Macedo e Duarte Coelho. No domingo (20), o roteiro a pé será dedicado aos painéis e murais do centro, passando por obras artísticas como a Rosa dos Ventos de Cícero Dias (no Marco Zero). Também será visitado o painel Batalha dos Guararapes (de Francisco Brennand, na Rua das Flores) e o painel Abolição (de Abelardo da Hora), na Praça Joaquim Nabuco. Abelardo da Hora, aliás, será o tema do passeio de quarta-feira (23), do Olha! Recife, ao qual o Grupo MeninXs na Rua dedicou uma caminhada no último sábado (12). Seguindo os mesmos caminhos, o programa de sensibilização turística da Prefeitura, percorrerá as esculturas do artista que ficam espalhadas pelo centro.

Já na quarta-feira (23), o Olha! Recife a pé será em homenagem a Abelardo da Hora, o pernambucano que foi escultor, desenhista, gravador e ceramista. O passeio levará os participantes para conhecerem algumas das esculturas feitas pelo artista e que hoje embelezam e encantam vários pontos do Recife. As estátuas de Louis Vauthier e Deusa da Vitória, na Praça da República, o Zumbi dos Palmares, no Pátio do Carmo e o Monumento ao Maracatu (Dona Santa), na Praça Vidal de Negreiros são alguns dos locais que serão visitados. As inscrições para todos os passeios abrem nesta sexta (18), às 9h, pelo site www.olharecife.com.br.

Leia também:
Cenários de cinema no Olha! Recife
Olha! Recife visita jardins históricos
Lição de história sobre ditadura no Olha! Recife
CurioCidades do Recife no sábado
Treze de Maio: Brinquedos com história 
MeninXs na Rua com Abelardo da Hora

Serviço
Olha! Recife no Rio (Sábado)
Tema: Volta à Ilha
Dia: 19/01
Hora: 9h
Saída: Catamaran Tours, no Cais das Cinco Pontas

Olha! Recife de Ônibus (Sábado)
Tema: Jardim Botânico
Dia: 19/01
Hora: 14h
Saída: Praça do Arsenal

Olha! Recife a pé (Sábado)
Tema: CurioCidades – Personalidades
Dia: 19/01
Hora: 17h
Saída: Praça do Arsenal

Olha! Recife a pé (Domingo)
Tema: Painéis e Murais do Centro
Dia: 20/01
Hora: 9h
Saída: Praça do Arsenal

Olha! Recife a pé (Quarta-feira)
Tema: Circuito Abelardo da Hora
Dia: 23/01
Hora: 14h
Saída: Praça do Arsenal

Texto e foto: Letícia Lins/ #OxeRecife

Posts Relacionados

1 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.