Olha! Recife tem pedras portuguesas, cais, Basílica e Mercado em São José

Compartilhe nas redes sociais…

Mais três passeios pelo Projeto Olha! Recife estão programados para os próximos dias. No domingo, quem quiser conhecer melhor a cidade, tem duas opções: Caminhos de Pedras  (a pé) e Circuitos dos Cais (de bike). No primeiro caso, roteiro a pé é voltado para as calçadas das chamadas pedras portuguesas, tão características da nossa cidade. Na quarta, o passeio é dedicado ao bairro de São José com visita ao seu Mercado (foto abaixo) e também à Basílica da Penha (foto acima), ambos na histórica Praça Dom Vital, que existe desde o século 17 e que, ainda hoje, é um dos locais mais populares da cidade.

O Mercado de São José é datado de 1875 e é o mais antigo mercado público do país ainda em funcionamento.

O roteiro Caminhos de Pedra levará  aos participantes a observar as calçadas de algumas ruas da cidade. No domingo, saindo às 9h da Praça do Arsenal, o grupo seguirá percorrendo pelas pedrinhas com desenhos arabescos em art nouveau e déco. Serão percorridos trechos do Bairro do Recife como a Praça do Arsenal, Avenida Rio Branco e Avenida Marquês de Olinda, além da Praça da República, Rua do Imperador e Camboa do Carmo.  Ou seja, estão no roteiro bairros como Santo Antônio e Recife Antigo.

Os desenhos com as pedras portuguesas – volutas, rosáceas, flores de lótus, liras – chamam atenção de turistas, estudiosos, urbanistas. Já renderam até livro (foto), no caso Caminhos de Pedra, Calçadas do bairro do Recife (Betânia Corrêa de Araújo, Jane Pinheiro e Raul Córdula Filho). A publicação foi fundamentada em pesquisa de arquiteta Amélia Reynaldo, para o Plano de Revitalização do Bairro do Recife (1986/1989). Infelizmente, nem sempre as calçadas estão em boas condições .Ainda no domingo, também às 9h, saindo da Praça do Arsenal, quem quiser fazer o tour de bike vai conhecer o roteiro do Circuito dos Cais.

Os inscritos irão percorrer os equipamentos às margens de rios e mar, visitando Cais do Porto, Cais do Apolo, Cais da Alfândega, Cais de Santa Rita, Cais da Aurora, entre outros que ficam em bairros como o Bairro do Recife, São José, Boa Vista e Santo Amaro. Quarta-feira, o roteiro a pé irá contemplar o Mercado de São José e seu entorno, incluindo a Basílica da Penha. Como se sabe, o Mercado de São José é uma relíquia da chamada arquitetura do ferro  no Brasil. Ele é o mais antigo mercado público em funcionamento no País, e foi inspirado no de Les Halles, de Paris (infelizmente já demolido). Todas as suas estruturas em ferro são importadas, sendo ele, também, o mais edifício pré-fabricado em ferro do Brasil. Suas estruturas vieram da França.

Praça Dom Vital está no roteiro sobre o bairro de São José na próxima quarta-feira: a Basílica da Penha será visitada.

Neste tour, que sai às 14h da Praça do Arsenal, os participantes, além de conhecer um dos mais imponentes mercados públicos da cidade,  poderá saber melhor a história e da arquitetura da Basílica da Penha, uma dos mais grandiosos templos religiosos da cidade. Tão grandioso que quando foi erguido, o Recife não dispunha de máquinas para “serrar” suas colunas gigantescas, em mármore. Eles tiveram que voltar à Europa, onde foram preparadas para a imponente construção. E, segundo o livro “Um dia no Recife (Francisco Cunha e Plínio Santos Filho), é “a única do Recife em estilo coríntio (referente à arquitetura grega clássica). A Basílica foi concluída em  1882.  Possui colunas de mármore importado e afrescos do artista plástico Murilo La Greca (1899-1985). Os interessados podem se inscrever gratuitamente na próxima sexta-feira (29), a partir das 9h, pelo site www.olharecife.com.br.

Leia também
Minha tarde no Olha! Recife
Minha tarde no Olha! Recife (1)
Campanários, esculturas e história
Olha! Recife: cinema, moda autoral, bike
Olha! Recife: palacetes, solares, murais do centro
Olha! Recife passeia pela nossa história.
Olha! Recife: Influência francesa, Joaquim Nabuco e Abelardo da Hora
Bonde virou peça de museu e trilhos somem do Recife sem memória
Olha! Recife: Pontes, relógios e fortes
Olha! Recife: Período holandês, circuito da poesia e pátios das igrejas
Olha! Recife: Poço da Panela e Circuito Francisco Brennand
Olha! Recife está de volta com Burle Marx e Circuito da Poesia
Ponte Buarque de Macedo e a “sombra magra do destino”
Olha! Recife: Palácios e solares
Arquitetura de ferro no Olha! Recife

SERVIÇO
Olha! Recife a pé
Roteiro: Caminho de Pedras
Data: 31/10 (domingo)
Horário: 9h
Saída: Praça do Arsenal, em frente ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT)

Olha! Recife de bicicleta
Roteiro: Circuito dos Cais
Data: 31/10 (domingo)
Horário: 9h
Saída: Praça do Arsenal, em frente ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT)

Olha! Recife a pé
Roteiro: Mercado São José e Basílica da Penha
Data: 03/11 (quarta-feira)
Horário: 14h
Saída: Praça do Arsenal, em frente ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT)
Inscrições: www.olharecife.com.br, a partir das 9h, desta sexta-feira (29)

Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.