A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) informa que a obra de drenagem que está sendo realizada na Praça de Casa Forte, Zona Norte do Recife, deve ser concluída em 30 dias. Por enquanto, o transtorno permanece, já que o trânsito está interditado na esquina com a Avenida Dezessete de Agosto, para implantação das tubulações. De acordo com a Emlurb, o ponto de alagamento ali observado será eliminado.
Nos dias de chuva, as ruas ao redor da Praça ficavam intransitáveis. Com densidade pluviométrica mais intensa, os jardins chegavam a ser inundados. A Praça de Casa Forte é tombada, considerada jardim histórico, e foi o primeiro projeto assinado por Burle Marx (1099-1994), o mais célebre paisagista brasileiro. “A Prefeitura do Recife está realizando uma obra para implantação de rede de drenagem, que vai eliminar o ponto crítico de acúmulo de água da Praça de Casa Forte, na Zona Norte da Cidade”, diz a nota da Emlurb.
“ Ao todo, estão sendo implantados 150 metros de tubulação. A intervenção teve início no sábado (12/8), a partir da Rua Oliveira Góes, e é fundamental para acelerar o escoamento das águas nos dias de chuva. No último final de semana, foi realizado o trabalho de ligação da nova tubulação à Praça, que cruzou a Avenida Dezessete de Agosto. O serviço segue em andamento e tem previsão de ser concluído em 30 dias”. E o serviço, para o tamanho do efeito, nem saiu caro: R$ 120 mil.
Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife