Você dorme bem? Passa a noite sem nenhum sobressalto? Acorda várias vezes para ir ao banheiro, ou com pesadelos? Para muita gente, fatos como esses fazem parte da rotina noturna. E as pessoas terminam achando que isso é normal. Mas dormir é preciso. É através do sono que repomos nossas energias e também evitamos o estresse, o cansaço mental. Pois nós estamos na Semana Nacional do Sono. E para assinalar a importância de se dormir bem, hoje acontecem várias atividades no Parque da Jaqueira. A maratona em defesa do sono vai até as 17h dessa segunda-feira, com uma série de serviços prestados à população.
A iniciativa é da Interne Soluções em Saúde, que está reunindo no Parque profissionais multidisciplinares, para tirar dúvidas dos frequentadores daquela espaço sobre o sono, ronco e apneia. Serviços de aferição da pressão arterial, aulas de alongamento também estão sendo ofertados. E uma equipe com médico, fonoaudiólogo, nutricionista, fisioterapeuta do sono, enfermeiro, educador físico, farmacêutico e dentista fazem avaliações gratuitas. É só chegar, e esperar pelo atendimento. : “Dormir não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico. Durante o sono ocorrem vários processos metabólicos que, se alterados, podem afetar o equilíbrio do nosso organismo a curto, médio e longo prazo”, alerta Lidiane Santana, fisioterapeuta do Programa DurmaBem, da Interne.
A Prefeitura se integrou ao evento, e disponibilizou um educador físico da Academia da Cidade, para dar dicas de exercício, enquanto a empresa Pharmapele vai orientar a população sobre a melatonina, hormônio relacionado ao sono. A campanha tem como objetivo difundir à população a necessidade da higiene do sono e da equipe multidisciplinar trabalhando em conjunto no tratamento dos distúrbios do sono. No local, estão expostos três aparelhos portáteis de polissonografia Lumiar, cada um com uma tecnologia diferente, que monitoram e fazem o diagnóstico da pessoa durante o sono. Quem estiver no Parque da Jaqueira também pode fazer avaliação fonoaudiológica e fisioterapeutica, realizada por profissionais especializados além de um questionário que indicará possíveis distúrbios do sono. O exame de polissonografia pode ser feito em casa, com conforto para o paciente.
Lidiane destaca que para o tratamento para os diversos distúrbios do sono, estão a utilização de aparelhos ortodônticos, adaptação e acompanhamento de pacientes com os equipamentos de polissonografia (para casos de apneia grave e ronco). Há, também, o tratamento tradicional, conhecido como “higiene do sono”, que é uma série de medidas e orientações para se dormir melhor. Outras alternativas multidisciplinares que já foram testadas e apresentaram bons resultados são os exercícios fonoaudiológicos para educar e fortalecer a musculatura respiratória.
Texto e foto: Letícia Lins / #OxeRecife