O Recife torna-se a primeira capital brasileira a ter moeda digital social. Veja como funciona

 O Recife torna-se a primeira capital brasileira a ter moeda digital social. Veja como funciona

Compartilhe nas redes sociais…

Olhem aí o Recife fazendo e acontecendo. A capital pernambucana acaba de se tornar a primeira do país a criar sua moeda digital social, que pode render ao cidadão uma série de benefícios, que vão da troca por serviços a produtos de empresas parceiras. As transações serão feitas por intermédio do já conhecido aplicativo Conecta Recife, cuja eficiência ganhou fama durante a marcação de vacinação na pandemia e que, depois, caiu no gosto da população da cidade.  Hoje, tudo se faz pelo Conecta Recife, da distribuição de ingressos gratuitos para um concerto da Orquestra Sinfônica  a consultas sobre o seu IPTU. Agora, o aplicativo ganhou mais uma função e você tem que somar pontos, claro.

E após atingir um certo montante virtual, o cidadão poderá realizar trocas como créditos do Vem, cupom para o 99 e Bike PE, e até vale de compra em algumas empresas. As Moedas Capiba, como são chamadas, exigem que o cidadão particie de desafios lançados naquele APP. E, automaticamente, as moedas são acumuladas dentro da carteira digital. “Depois é só trocar por prêmios que ficam dentro da “feirinha”, também disponível no próprio aplicativo”, informa a Prefeitura. O primeiro desafio é uma parceria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, que desenvolveu a nova funcionalidade dentro do Conecta, com a Secretaria de Esportes. O lançamento da Moeda Capiba aconteceu na manhã desta terça-feira (02/04) e contou com a presença do prefeito João Campos e das empresas parceiras da ação.

Prefeito João Campos (no centro) lança Moeda Digital Social, Capiba com benefícios para população

“Estamos falando de uma estrada de mudança na cultura do Recife, que não vai acontecer do dia pra noite, mas o primeiro passo está sendo dado hoje com esse sonho antigo. Desde o começo da gestão nós falávamos sobre criar um programa de gamificação para estimular bons hábitos dos cidadãos através de algoritmos saudáveis, e a construção de uma vida saudável vai desde garantir a vacinação do seu filho, até fazer atividade física”, afirmou o Prefeito João Campos (PSB), ao anunciar a novidade. “Precisamos ter um cuidado preventivo com a cidade e estamos fazendo isso de forma robusta, com uma plataforma integrada e uma grande equipe trabalhando de forma conjunta para garantir o sucesso dessa empreitada”.

Para trocar as Moedas Capiba por brindes, é preciso participar das atividades que são lançadas dentro do próprio app. Nesse pontapé inicial, estão as Academias Recife e o Cross Recife. Ao agendar e confirmar a presença nas aulas pelo aplicativo Conecta Recife, Moedas Capiba são acumuladas automaticamente. Outras formas de ganhar moedas incluem responder a um Quiz (jogo de perguntas e respostas) e compartilhar os desafios com outros contatos. Durante o evento de lançamento, o público presente participou de uma votação para decidir os novos pilares da cidade que serão gamificados no Conecta Recife. Os vencedores, por empate, foram o Cashback de Notas Fiscais e a Vacina Infantil em Dia.

Para acessar a nova funcionalidade que passa a fazer parte do aplicativo Conecta Recife e começar a acumular as moedas é simples. Basta fazer login no Conecta Recife usando sua senha; na parte superior do aplicativo, há o símbolo do cifrão ($), é só clicar nele e o usuário do sistema encontrará todos os desafios lançados. Nesse mesmo espaço, é possível acompanhar o número de Moedas Capiba e conferir os produtos disponíveis para troca na “feirinha”, como créditos do VEM, cupons da 99 e do BikePE, e vale-compras de empresas parceiras.

A Moeda Capiba  passa a compor as funcionalidades oferecidas dentro do aplicativo Conecta Recife, disponível gratuitamente para modelos de celulares Android e iOS. O objetivo é incentivar hábitos saudáveis e melhorar a relação entre as pessoas e o Recife. Na prática, os cidadãos agora terão acesso a desafios de diferentes áreas, como esportes, saúde, meio-ambiente, cultura, por exemplo, desde que estejam relacionados com a prestação de serviços da Prefeitura do Recife. Concluída as etapas dos desafios, cada participante ganha as Capibas, que depois podem ser trocadas por prêmios e produtos como ingressos, cupons, vale compras e benefícios em diversas áreas, como alimentação, transporte, comunicação e lazer. Além das Capibas, os usuários podem acumular selos e avançar de níveis em diferentes desafios. Mais à frente será possível participar de desafios coletivos, deixando ainda mais divertida e desafiadora o acúmulo de moedas para ganhar os prêmios.

Leia também
Conecta Recife dá início à distribuição virtual de ingressos
Demanda por vacina sobrecarrega Conecta Recife

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Rodolfo Loepert / PCR

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.