O Recife (leia-se Emprel) recebe Selo de Cidade Inteligente em São Paulo

Compartilhe nas redes sociais…

Sim. Os órgãos públicos do Recife podem até não dar conta de tantos problemas da cidade: calçadas perigosas, ruas com crateras, déficit de saneamento e habitação, pilhagem de monumentos públicos, esvaziamento do Centro. Mas quando o assunto é inovação, há sempre destaque. E soluções como as que nos ofereceram o ConectaRecife para marcação de vacinação, durante a pandemia estão aí para mostrar como a tecnologia facilita a vida das pessoas.

Hoje, o Portal serve até para  reservar ingressos dos concertos gratuitos da Orquestra Sinfônica.  Ou para que a população se cadastre para ter direito aos serviços gratuitos das academias públicas de ginástica. Também facilita nossas vidas, quando queremos pesquisar alguma informação sobre o IPTU, por exemplo, o que é realizado de forma rápida e prática. Agora, esse tipo de esforço foi reconhecido, pois a cidade passou a ser considerada como uma das principais capitais da inovação no Brasil.

É que a  Prefeitura do Recife acaba de ser premiada no Connected Smart Cities GovTech, considerado um dos maiores encontros de soluções digitais para o setor público. Foi reconhecida com “O Selo”, que  avalia ações e nível de envolvimento das cidades brasileiras em seis dimensões, sendo cinco de caráter autodeclarado e um considerando o resultado das cidades nas últimas edições do Ranking Connected Smart Cities. O anúncio foi feito no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP), na noite da segunda-feira (29/4).

“O Gov Tech é um evento muito importante, nacionalmente, e vamos levar este selo com muita alegria e com a certeza que estamos no caminho certo na democratização e digitalização dos serviços públicos municipais, dando acesso ao cidadão recifense”, afirma Bernardo D’Almeida, diretor-presidente da Empresa Municipal de Informática do Recife (Emprel). Além de receber a premiação, a equipe da prefeitura, por meio da Emprel, está com um estande no local, apresentando os principais projetos de inovação aberta da cidade para gestores de outros municípios do país e que fazem parte da esteira de negociação da loja de soluções da Emprel, que pode ser acessada pelo endereço eletrônico: https://solucoes.emprel.gov.br/. 

“Tivemos a participação em quatro painéis, falando sobre Inovação Aberta, Soluções em Iot para Cidades Inteligentes,  Acessibilidade inclusão e Cidadania Digital e um painel da ANCITI sobre Cidades inteligentes’” completa Bernardo D’Almeida. Esta é a 2° edição do CSC Gov Tech, evento para incentivar a governança de ambientes de inovação e reconhecer as boas práticas em cidades inteligentes, uma iniciativa da Plataforma Connected Smart Cities em parceria com a Exxas.

Veja a lista de alguma soluções do Recife apresentadas no evento:

Absens –  Redireciona as oportunidades remanescentes das faltas em consultas e exames médicos de média e alta complexidade a partir de uma comunicação direta com os pacientes.
Integra.aí –  Ferramenta de gestão que otimiza os encaminhamentos médicos na Rede Municipal de Saúde auxiliando o preenchimento com informações mais consistentes dos prontuários médico e integração dos dados com o e-SUS e SISREG, por exemplo.
Vamoo – Une lazer e esporte para promover a saúde. Aqui o foco é o estímulo à prática de exercícios físicos mobilizando a comunidade por meio de uma plataforma digital intuitiva, simples e eficiente.
Supervisão – A solução permite a coleta de dados sobre a qualidade das vias públicas em tempo real, integração com outros sistemas e possibilidade de envio de ordem de serviço automática, auxiliando a gestão a planejar e executar melhor os recursos públicos da cidade.
Saúde Conectada –  Facilita o acesso aos dados de saúde do paciente e o registro dos profissionais da área mantendo o histórico médico de cada pessoa usuária do Sistema Municipal de Saúde.
Regulação da Saúde da Sua Cidade –  Ferramenta que permite organizar as informações de maneira padronizadas permitindo o acesso da população aos serviços de saúde de maneira mais fácil e simples.
Prontuário Eletrônico de Saúde –  Permite a modernização da ferramenta de rotina de trabalho das equipes médicas, que são os prontuários médicos. Assim não há a necessidade de uso do papel evitando perdas dos conteúdos sobre a saúde dos pacientes e podendo ser acessado digitalmente pelas equipes de saúde.

Leia também
Conecta Recife dá início à distribuição virtual de ingressos para concertos da OSR
Orquestra Sinfônica do Recife faz concerto com distribuição híbrida de ingressos
O Recife torna-se a primeira capital a ter moeda digital social
Transformação digital em discussão
Circuito da Poesia ganha QR Code
Sessão Recife Nostalgia: conheça o antigo Arco da Conceição em QR Code
Prefeitura diz que a até 2024, o Recife terá  Internet em 500 praças 
Demanda pro vacinas sobrecarrega o ConectaRecife
Prefeitura do Recife cria Adote Pet com site
Calma, gente! O Olha! Recife não acabou. O site estava com problemas
Vem aí em outubro o REC’n’Play, o carnaval do conhecimento
REC’n’Play movimenta o Recife
Recife 500 anos. E Amsterdã?

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação / Emprel

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.