O Estado tem agora 115 patrimônios vivos. Dez foram diplomados na segunda

Compartilhe nas redes sociais…

Escolhidos após uma eleição promovida pelo Conselho Estadual de Patrimônio, os dez novos patrimônios vivos de Pernambuco foram diplomados na noite da segunda-feira, pela Governadora Raquel Lyra.

São eles: Dona Dá (Carnavalesca, Olinda); Mestre Lourenço (Artesanato de Palha, Goiana); Terezinha do Acordeon (Forró, Salgueiro/Recife); Xirumba Amorim (Fotografia, Olinda); Dona Maria Viúva (Maracatu de Baque Solto, Glória do Goitá); Boi Tira-Teima (Caruaru); Mestra Mariquinha do Samba de Coco (Tupanatinga); Maestro Edson Rodrigues (Frevo, Recife); Mestra Joana Cavalcante (Maracatu de Baque Virado, Recife); Maracatu Nação Raízes de Pai Adão (Recife).

Cinema São Luiz esteve movimentado na noite de segunda-feira, com entrega de diplomas e premiações

Com a diplomação , o Estado passa a ter 115 Patrimônios Vivos registrados, de diferentes regiões. A cerimônia de entrega aconteceu no Cinema São Luiz, dentro das comemorações da 18ª Semana do Patrimônio que inclui, ainda, oficinas, seminários, imersões e atividades educativas em várias regiões do estado. Em 2025, 130 candidaturas foram avaliadas. O patrimônio vivo é um reconhecimento a esses mestres que têm saberes, tradições guardadas, e que são tão importantes para transmitir  o que sabem para as gerações  futuras.

Na mesma cerimônia,  foi concedido o 10º Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho, por reconhecimento a projetos de preservação e difusão cultural. Veja os premiados: Jefferson William Moraes de Sousa (Pajeú Encantado); Maria do Socorro Rodrigues da Silva (Preservando a tradição: Educação Patrimonial e a arte figurativa em miniatura); Vilarejo Filmes (Frevo Michiles); Maria Francilda Andrade Santos (Trilhas do Alcobaça: Conhecer, Preservar, Compartilhar); Karen Adrielly Aguiar de Souza (Leoas: o legado feminino no Maracatu Leão Coroado); Associação Estação da Cultura (Estação da Cultura)

Leia também
Ebomi Cici é um patrimônio vivo
Novos patrimônios vivos do Recife: Bacnaré, Tapirapé, Mãe Nete e Edileuza
Eles merecem: Os dez novos patrimônios vivos de Pernambuco
Patrimônios vivos que vieram da folia fazem carnaval na quarta-feira
Maracatus de baque virado, de baque solto e ciranda viram patrimônios imateriais do Recife
Carlos Sandroni ganha homenagem na UFPE
Patrimônio Cultural do Brasil, maracatu rural ganha exposição no Recife
Joana, a única mestra de maracatu
Pai Ivo de Xambá vira Doutor Honoris Causa da UFPE
Lia de Itamaracá, a deusa da ciranda recebe título de doutor honoris causa
Zenaide Barbosa, passista idosa em atividade no Brasil também comanda Xaxado

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Janaína Pepeu / Secom PE

Continue lendo

Adriano Portela: Recife Assombrado, Branca Dias, Perna Cabeluda e…

Governo de Pernambuco corre para entregar casa de Capiba em outubro

Patrimônio histórico: Raquel Lyra destina R$ 3,2 milhões para Museu do Trem

2 comentários

  1. Uma alegria ver o Maestro Edson Rodrigues, um dos maiores Músicos do Brasil, se tornar Patrimônio Vivo de Pernambuco. Sua arte vai além do Frevo, ele navega sua criatividade em toda a Arte Musical Brasileira, um Músico Completo. Tenho muito respeito e carinho por todos os Músicos Servidores Municipais do Recife pois conheço de perto a luta de todos para o reconhecimento de suas Qualidades Profissionais em meio a salários baixos e falta de incentivo, muitos discursos e as práticas são poucas, coisas da política nacional. Maestro Edson Rodrigues é um Músico respeitado no Brasil todo, como são o Maestro Duda e todos os Músicos da Prefeitura do Recife a quem rendo minha Homenagem e Reconhecimento de Humilde Servidor Municipal Aposentado por tudo que eles fizeram e fazem pela Música Brasileira nascida em Pernambuco. Só para ilustrar a luta dos Músicos da PCR, somente no final da decada de 70 do Século Passado eles ascenderam ao Nível Superior na Estrutura de Pessoal do Recife por Méritos Pessoais e Reconhecimento de Profissionais da Secretaria de Administração do Recife que formalizaram um Documento Legal e enviaram a Câmara Municipal, fatos esses que testemunhei e acompanhei o dia a dia da luta de cada um, e na minha sala de trabalho tive a honra de acompanhar os Músicos Waldemar Pedra Rica, João Santiago, Edson Rodrigues, Duda , Formiga e tantos Gênios Musicais de Pernambuco pedindo com uma humildade e grandeza que fossem reconhecidos pela municipalidade. A todos Músicos da Prefeitura do Recife meus Respeitos e Reconhecimentos, e especialmente neste Dia ao Maestro Edson Rodrigues Patrimônio Vivo de Pernambuco.
    Me permita Letícia um recado/pedido aos Senhores Gestores de Cultura de Pernambuco, quando forem fazer Eventos de quaisquer natureza em Pernambuco onde a Arte em Geral de Pernambuco esteja envolvida, que a “Remuneração de nossos Profissionais de Cultura” sejam idênticos/iguais aos Profissionais que vem de fora do Estado, pois não vejo ninguém fora de Pernambuco maior ou melhor que nossos Profissionais da Cultura em Geral para que eles, por exemplo, passem o Carnaval todo e não recebam nem 10% do que recebem os “endeusados artistas” que nem sabem o que é uma “mínima, colcheia, ou semicolcheia e nem as Claves Musicais” e venham falar que são Músicos, será que eles conheceram as variações musicais de Felinho tocando Vassourinhas ?

    VIVA O MAESTRO EDSON RODRIGUES E TODOS OS MÚSICOS DE PERNAMBUCO !

  2. Com sua permissão Leticia, falei em Felinho e por dever de Homenagem a um dos maiores Músicos do Brasil, deixo o Registro Musical citado de uma Gravação realizada em 1956 nos Estúdios da Fábrica Rozemblit da Música Vassourinhas de Matias da Rocha pela Orquestra Mocambo com arranjos de Felinho e que espalhou pelo mundo inteiro a Arte Musical do Músico Pernambucano e sua grandeza.
    FELINHO -FELIX LINS DE ALBUQUERQUE
    NASCEU NO DIA 14.11.1895 EM BONITO PERNAMBUCO
    FALECEU NO DIA 14.12.1980 NO RECIFE .
    COMPOSITOR, INSTRUMENTISTA, TROMBONISTA, SAXOFONISTA, CLARINETISTA, FLAUTISTA.

    https://youtu.be/Sl64ZDyTrgI?si=M34msi-gqCNq95sU

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.