O Enem virou máquina de fazer dinheiro?

Estava um pandemônio, hoje, o estacionamento externo do Plaza Shopping, que fica em Casa Forte, Zona Norte do Recife. Eram mais de doze ônibus parados, da empresa RCR, motoristas conversando na calçada, e registrado vai e vem de jovens. Para um lado e para o outro. Parecia até a Semana Santa, quando coletivos viajam em comboio, para Fazenda Nova, onde se encena o Drama da Paixão.

Fiquei curiosa, já querendo saber que destino turístico estava movimentando tanta gente, de uma vez só, em um mesmo lugar. “Será que o Shopping virou atração turística?”, pensei. “Ou inverteu-se o fluxo, do povo que viajava para  o Agreste, para comprar confecções na Sulanca”? Nada disso. Eu estava totalmente errada. Perguntei  a um dos jovens o que acontecia.”É uma excursão para a Arena Pernambuco”.

Fique ainda mais curiosa: “Essa movimentação toda para aquele estádio superfaturado”, perguntei ironizando. “Não, não é isso”, respondeu-me a garota com paciência. “A gente está indo a São Lourenço para ter um aulão”. Era um aulão, para preparação para o Enem, que tem segunda etapa de prova nesse final de semana. “Esse aulão é para todo mundo, escola pública e privada”? – indaguei.

E a mesma estudante, tão paciente e educada, explicou. “Não,, todos esses alunos são de um mesmo cursinho, o Darlan, que nos ensina matemática”. Não sei quem é Darlan, mas ele existe. Confirmei na Internet. No Google, são quase 87 mil buscas. Darlan deve estar poderoso. Alugar doze ônibus, não se aluga todos os dias. Mostrei meu espanto. Mas a menininha, mais uma vez, me socorreu. “Ah, o curso é muito grande, muito bom e tem muitos alunos”. Ah…. Encabulada, não perguntei mais nada. E voltei para casa, imaginando como o Enem, deve ter virado uma máquina de fazer dinheiro.

Leia também:

“Parada criativa” no Plaza
Sessão nostalgia no Plaza Shopping
Esgoto no caminho do Plaza
Ocupar para não degradar
Flores para o Rio Capibaribe
Vida verde e saudável no Plaza
Josildo Sá: forró, frevo e romantismo

Texto e foto: Letícia Lins / OxeRecife

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.