O carnaval inclusivo do Recife

Compartilhe nas redes sociais…

No Recife, felizmente, o carnaval é para todos. Além da democracia dos blocos – não é preciso pagar para seguir nenhum deles – há uma série de iniciativas para facilitar a vida de pessoas com deficiência. Entre elas o Expresso Folia, o Camarote da Acessibilidade e cardápios em Baile na Arena Gastronômica. Em 2020, há uma novidade na área:  o Concurso do Rei e da Rainha da Pessoa com Deficiência do Carnaval do Recife.  O concurso  é dirigido para pessoas com Síndrome de Down, e contemplará R$ 8 mil em prêmios (R$ 4 mil para cada vencedor). Mas atenção: as inscrições se encerram na sexta (31/1).

Informação importante: Os interessados devem solicitar a ficha de inscrição por meio do e-mail reirainhapcdrecife@gmail.com até o próximo dia 31. Os candidatos deverão possuir mais de 15 anos e preencher todos os campos contidos na ficha, enviando-a de volta ao e-mail em questão. Os candidatos serão avaliados por uma Comissão Julgadora composta por representantes indicados pelas seguintes Secretarias e entidades municipais: Secretaria de Cultura, Fundação de Cultura, Secretária de Desenvolvimento Social Juventude Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos e Secretaria de Turismo Esporte e Lazer. A primeira seleção acontece às 19h do dia 4 de fevereiro, no Teatro José Mendonça, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Já a final será em 7 de fevereiro, às 20h, no Pátio de São Pedro, no Centro.

Os vencedores devem cumprir vários compromissos, como se apresentar em bailes, concursos e desfiles de agremiações carnavalescas. Atualmente, a Prefeitura, em parceria com outras entidades, oferece uma série de serviços inclusivos durante o Carnaval. Entre estes, ações de transporte (parceria com o PE Conduz) com vans para traslado entre o estacionamento da Prefeitura e o foco da Folia, com acesso ao FrotnStage; Expresso Folia (com ônibus acessíveis para o Galo da Madrugada e os quatro dias de folia);  programação em Braille; Camarote da Acessibilidade com capacidade para 350 pessoas no Galo da Madrugada; cardápio em braile nos restaurantes e lanchonetes da Arena Gastronômica, além do Carnaval do Projeto Praia sem Barreiras.

Leia também:
Carnaval inclusivo na Rua da Moeda
Carnaval inclusivo Recife Antigo
Abertura do carnaval: inclusão, frevo, brega, samba, pífano e música eletrônica
Isso é muito bom: carnaval inclusivo
O frevo inclusivo de Werison
O ser humano encantado do frevo 
Música para Surdos: é o som da pele
Os incríveis batuqueiros do silêncio
Carnaval sem barreiras em Boa Viagem
A luta por inclusão e acessibilidade
 Campanha por escola inclusiva
Óculos trilíngues facilitam leitura para cegos
Síndrome de Down: despertando talentos
Cultura inclusiva em curso gratuito
Com o coração se faz uma canção
Síndrome de Down: Expedição 21
Portadores de Down ganham curso de jornalismo em PE
Saga de Bruno em cordel
Festa inclusiva no Parque da Jaqueira
Com respeito construímos a igualdade
Bruno, exemplo a ser seguido
Bruno, exemplo para todos
Encontro na estrada: passeio inclusivo

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Andréa Rego Barros / Divulgação / PCR

 

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.