Novidade no Arquipélago: Remodelada, fortaleza do século 18 vira equipamento turístico em Noronha

Compartilhe nas redes sociais…

Está chegando a hora. Problemas na pista do Aeroporto de Fernando de Noronha à parte, o arquipélago mais badalado do Brasil tem uma nova atração a oferecer a turistas, a partir do mês de dezembro. É que na primeira quinzena do próximo mês o Forte Noronha começa a receber visitantes. A fortaleza, datada do século 18, é o primeiro monumento tombado a ser alvo de concessão no Brasil. O Forte está em reforma e passou a ser gerenciado pelo Consórcio Forte desde abril de 2022. Assim, a belíssima fortaleza, em paisagem privilegiada, passa a funcionar como local de turismo e entretenimento no Brasil.

A Fortaleza de Nossa Senhora dos Remédios  – como é mais conhecida – fica na Baía de Santo Antônio, na Ilha de Fernando de Noronha, a 541 quilômetros do Recife. Segundo o Consórcio,  as obras estão aceleradas e começa agora o recrutamento de profissionais. Os trabalhos de conclusão incluem a instalação de equipamentos, trabalho de decoração e treinamento do time. O Forte deverá funcionar como um novo equipamento cultural da ilha, contemplando  museu imersivo sobre a rica história do surgimento de Fernando de Noronha. Ele abordará da erupção vulcânica do arquipélago à passagem de Américo Vespúcio, da  base americana na Segunda Guerra Mundial aos dias atuais. Vocês sabem que o arquipélago teria inspirado Thomas Morus a escrever a “Utopia”?. Está aí uma boa sugestão para ser integrada às curiosidades sobre a Ilha, não é? Olhem aí a historiadora Marieta Borges (1939-2019) fazendo falta… A fortaleza contará também com museu a céu aberto com placas informativas e educadores, que conduzirão os visitantes em passeios com duração de cerca de 30 minutos.

Fortaleza histórica, do século 18, é o primeiro monumento tombado a ser alvo de concessão no Brasil

O Forte Noronha contará com museu interativo com dados históricos e ambientais da ilha, áreas expositivas, mirantes, arquibancada, espaço de entretenimento infantil, palco para apresentação de artistas locais, auditório, restaurante com capacidade para 500 pessoas sentadas, espaço para eventos privados com capacidade para 1200 pessoas, mesas compartilhadas, gazebos exclusivos. Um dos importantes atrativos do Forte Noronha será também a gastronomia, complementando a experiência cultural, a valorização ambiental e local do espaço.

Sob o comando da chef Fernanda Wiettaeuper – com passagens no comando da cozinha do Wiella Bistrô (Recife-PE), experiências na França e recente passagem no Maré (Fernando Noronha)  – o Forte Noronha lançará operação própria e com proposta inédita no equipamento: o Restaurante Paiol . A proposta gastronômica do Paiol tem como ponto de partida o elemento fogo, inspirada no próprio hábito local dos noronhenses na preparação do peixe na fogueira, prática realizada desde os primeiros habitantes da ilha. O cardápio apresentará a força e a riqueza nordestina com toques da cozinha mediterrânea. Uma das experiências oferecidas será o tradicional churrasco, uma das principais preferências do brasileiro, aliado à parrilla Argentina com cortes clássicos e itens menos casuais, como polvo e cogumelos. O Consórcio Forte garante que um dos destaques da nova função da Fortaleza será, também, o compromisso co o meio ambiente  (em agosto deste ano (2022) a fortaleza recebeu o Selo de Sustentabilidade Tesouro Verde). Quem quiser fazer seu evento lá, também já pode agendar, pois a demanda está grande mesmo antes do Forte Noronha inaugurar.

Leia também
MPPE dá prazo de 24 horas, para a Gol fazer o transporte de clientes retidos em Noronha
Fortaleza dos Remédios começa a agendar festas e casamentos
Noronha: Grupo privado vai restaurar e explorar Fortaleza dos Remédios
Sessão Nostalgia: Saudade dos cinemas de rua é revivida em Noronha
Governo de Pernambuco reage à tentativa de invasão em Noronha
Sessão Nostalgia: Saudade dos cinemas de rua em Noronha
Fernando de Noronha: Perigo! Governo federal quer tomar de Pernambuco
Noronha: Política ambiental às avessas
Noronha tem trilha verde
Viva! Noronha movida a carbono zero
Taxa de Noronha não é roubo mas recurso para proteger a natureza
Noronha entra em quarentena
Noronha tem porto para enfrentar o swell
Noronha reforça o plástico zero
Golfinho atrai turista a Noronha
Deixem que vivam as baleias
Viaje pelo Brasil Selvagem Costa Brasileira
O balé noturno das raias em Noronha
Acordo na Justiça para algozes do Marlin Azul, peixe em extinção
Ministro manda oceanógrafo trabalhar na caatinga. E o Sertão já virou mar?
Peixe- leão é uma praga que chegou a Noronha
Viaje pelo Brasil Costa Brasileira sem sair de casa

Serviço
SIGA O FORTE NORONHA
Instagram: @fortenoronha
Site: fortenoronha.com.br

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação / Forte Noronha

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.