Nossos poluídos rios em discussão

Compartilhe nas redes sociais…

Nossos tão castigados rios serão o tema da live dessa quarta-feira  (10/06), dentro da programação estendida do Dia Mundial do Meio Ambiente, que transcorreu no último dia 5 de junho. O assunto é da maior importância, principalmente para uma cidade como o Recife, cuja paisagem está ligada aos rios, dos quais depende a sobrevivência de milhares de pessoas que precisam da pesca para o sustento das famílias. Mas a atividade está cada dia mais prejudicada por conta da poluição. E o Capibaribe e o Beberibe, assim como os canais – que no passado eram rios ou riachos – são apenas alguns exemplos dessa problemática. Todos eles viraram lixões e esgotos a céu aberto.

A partir das 16h, autoridades no assunto vão discutir a Conservação Ambiental de Rios Urbanos, com transmissão simultânea  em canais do YouTube e Facebook. A iniciativa é da Secretaria do Meio Ambiente Sustentabilidade de Pernambuco (Semas-PE) e da Agência Estadual do Meio Ambiente (Cprh), que prepararam uma série de lives para discutir as questões da natureza, no mês de junho. O encontro será mediado por Thiago Soares, que é gerente da unidade de monitoramento de fontes poluidoras da Cprh.  Participam do encontro:  Luís Cometti (analista de gestão ambiental  da Cprh), Alexandre Ramos (assessor da Semas-PE); e também Jaime Cabral (professor do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco ).

Bonito e sinuosos, o Capibaribe sediava estações de veraneio no passado, mas hoje sua água é fonte de doenças.

No encontro – além de outros assuntos – será abordado o monitoramento da qualidade da água das bacias hidrográficas do estado. O programa de monitoramento é coordenado pela Cprh.  E  acontece desde 1984, atualmente por meio de convênio com Agência Pernambucana de Águas e Clima – Apac, ligada à Secretaria Estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos.

A rede de monitoramento conta com 138 estações de amostragem, sendo 84 pontos de rios e 54 de reservatórios. Esse mapa da qualidade da água norteia ações monitoramento, licenciamento e fiscalização da agência ambiental de Pernambuco.O que não impede, infelizmente, que os nossos rios estejam eternamente poluídos, principalmente por conta da ausência de uma verdadeira rede de esgoto à altura do século 21. No Recife, o saneamento básico é um serviço fantasma, pois atinge apenas 30 por cento dos domicílios. O que sobra vai para os rios.

Leia também:
Barco solar  para o Rio Capibaribe
Vaquinha para limpar o Rio Capibaribe
Vamos limpar o Rio Capibaribe
Sábado tem “Há gosto pelo Capibaribe”
Lixo: dia pescaria no Rio Capibaribe
Não jogue eletrônicos no Rio Capibaribe
Barco recolhe 55 toneladas de lixo em 2016
“Quanto mais tira, mais lixo aparece”
 
“Quanto mais tira, mais lixo aparece”
Rio Capibaribe no foco do Dia da Água
Semana da Água movimenta escolas
Capibaribe pode ganhar 100 000 árvores
Mais dezenove anos sem saneamento. Pode?
Semana da Água: o que comemorar?
Águas do Capibaribe: educar é preciso
Emlurb limpa rio e tartaruga luta para sobreviver no lixo do Capibaribe
Dia da Água: nossos rios poluídos
Um Brasil de rios sujos
Sessão Recife Nostalgia: Quando a cidade era 100 por cento saneada
Sessão Recife Nostalgia: Os banhos noturnos de rio no Poço da Panela
Recife, saneamento e tigreiros
Mais 19 anos sem saneamento, pode?
Resíduos deixados no manguezal são como gangrena na veia”
Ex rios, canais viram lixão e esgoto a céu aberto
Selo  para as Amigas do Capibaribe

Serviço
O quê: Live “Conservação Ambiental de rios urbanos”
Quando: 10 junho de 2020
Horário: 16h
Onde: facebook.com/semaspe, facebook.com/cprhpe, youtube.com/semaspernambuco e youtube.com/cprh_comunicacao
Quem participa: Thiago Soares  (gerente da unidade de monitoramento de fontes poluidoras da Agência Cprh), Luís Cometti (analista em gestão ambiental da Cprh),  Alexandre Ramos  (assessor da Semas – PE), Jaime Cabral  (professor da Universidade Federal de Pernambuco e Universidade de Pernambuco)

Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.