Nosso lado holandês no Olha! Recife

O Recife holandês – aquele onde restam influências da época da ocupação flamenga na cidade (no século 17) – é o tema do passeio ônibus, no  próximo sábado, dentro do Olha! Recife, o programa de sensibilização turística da Prefeitura, no qual são disponibilizados excursões gratuitas, com direito a guias, pela nossa cidade. Como vocês sabem, o Recife recebeu, entre outros povos e culturas, a forte influência da Holanda.

A cidade carrega marcas das inovações trazidas pelo Conde Maurício de Nassau e pelas constantes lutas travadas contra os colonizadores portugueses. Passeando pela cidade, é possível observar locais que compõem a influência ou a presença flamenga, como a Ponte Maurício de Nassau e o Forte do Brum, ambos incluídos no roteiro do sábado. No domingo (8), às 9h, o Olha!Recife será a pé. E levará os participantes a explorarem a origem das cúpulas, suas aplicações na arquitetura ao longo da história e o uso deste recurso arquitetônico na cidade, especialmente a partir do século 19.

Teatro Santa Isabel, uma das pérolas da arquitetura no Recife, será alvo do Olha!Recife de quarta-feira.

Entre os lugares que serão observados estão a Torre Malakoff e o prédio da Caixa Cultural,ambos no Bairro do Recife, bem pertinho do Marco Zero. Também entram em destaque, as cúpulas do Palácio da Justiça e da Assembleia Legislativa. Embora nós nem as reparemos, no meio do correria no nosso dia a dia, as cúpulas são uma atração à parte na arquitetura do Recife. Emprestam imponência a prédios seculares e ganham realce especial, quando observadas a partir do Rio Capibaribe. Mas o passeio de domingo é a pé. Mesmo assim vale a pena, até para conhecermos melhor a sua história.

Na quarta-feira (11), o passeio a pé levará os participantes para  um dos “diamantes” do Recife. Aquele que é dos mais antigos e importantes teatros de Pernambuco, o Teatro Santa Isabel. Ele é um dos 14 teatros-monumento do país. Foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1949. E representa o primeiro e mais expressivo exemplar da arquitetura neoclássica no nosso estado. Os dois roteiros a pé tem 70 vagas cada. As inscrições para todos os passeios acontecem no site www.olharecife.com.br a partir desta sexta-feira. E podem ser feitas a partir das 9h. 

Serviço:
Olha! Recife de Ônibus (Sábado)
Tema: Recife Holandês
Dia: 07/10
Hora: 14h
Saída: Praça do Arsenal da Marinha (Posto de Informações Turísticas)

Olha! Recife a Pé (Domingo)
Tema: As cúpulas do Recife
Dia: 08/10
Hora: 9h
Saída: Praça do Arsenal da Marinha (Posto de Informações Turísticas)

Olha! Recife a Pé (Quarta)
Tema: Teatro Santa Isabel
Dia: 11/10
Hora: 14h
Saída: Praça do Arsenal da Marinha (Posto de Informações Turísticas) 

Para os três passeios, os participantes podem doar um quilo de alimento não perecível. As doações serão destinadas às instituições sem fins lucrativos da cidade.

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Inaldo Menezes e Andrea Rego Barros / Divulgação / PCR

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.