Noronha ganha “Trilha verde”

Compartilhe nas redes sociais…

Depois do Plástico Zero e e já ter feito uso experimental de carros elétricos, o Arquipélago de Fernando de Noronha dá mais um passo processo de descarbonização, com  o Projeto Trilha Verde, que ampliar a mobilidade elétrica com a inserção de 18 veículos elétricos e a instalação de 12 ecopostos.   Até o final de 2023, os veículos elétricos e os recursos energéticos utilizados no projeto serão analisados. s. As informações coletadas serão submetidas a avaliações de viabilidade dos modelos de negócios e, posteriormente, será confeccionado um mapa para orientar futuras ações.

A iniciativa prevê ainda a construção de mais duas usinas solares, uma delas com sistema de armazenamento para utilização à noite, visando suprir a necessidade da frota, que contará, inclusive, com quatro buggies. As novas ações de sustentabilidade integram o Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Neoenergia, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Além do Governo de Pernambuco, também integram a parceria a Renault, WEG, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), IATI, CPqD, eiON e Incharge.

Projeto Trilha Verde viabiliza uso de carro elétrico em Noronha, para “descarbonizar” a ilha.

O Trilha Verde foi lançado hoje pelo Governador Paulo Câmara (PSB).. Essa iniciativa dialoga com nossas intenções e nos ajuda a garantir um futuro melhor para as novas gerações, afirmou o socialista Paulo Câmara. Os veículos elétricos serão enviados a Fernando de Noronha e incorporados às principais atividades econômicas da ilha, como trade turístico, administração distrital e à própria operação da Neoenergia. A intenção é avaliar a aderência dos veículos às mais variadas atividades.

Os doze novos ecopostos previstos no projeto serão instalados em locais estratégicos da ilha e disponibilizados para todos os carros elétricos do arquipélago. Serão oito pontos com potência de 22 KW, que possibilitam uma recarga mais rápida, e outros dois com potência de 7,4 KW. As duas últimas unidades terão suporte V2G, ou seja, o veículo pode utilizar a estação para recarga ou para retornar a energia não utilizada, como em eventuais períodos de alta demanda da rede. O abastecimento desses postos será realizado totalmente com energia limpa, fornecida pela geração fotovoltaica das duas novas usinas solares. Há uma semana, Câmara havia anunciado o Plano de Descarbonização de Pernambuco.

Leia também
Viva! Noronha movida a carbono zero

Noronha, política ambiental às avessas
Taxa de Noronha não é roubo mas recurso para proteger a natureza
Noronha entra em quarentena
Noronha tem porto para enfrentar o swell
Noronha reforça o plástico zero
Golfinho atrai turista a Noronha
Deixem que vivam as baleias
Viaje pelo Brasil Selvagem Costa Brasileira
O balé noturno das raias em Noronha
Acordo na Justiça para algozes do Marlin Azul, peixe em extinção
Ministro manda oceanógrafo trabalhar na caatinga. E o Sertão já virou mar?
Peixe- leão é uma praga que chegou a Noronha
Ponte do Limoeiro não vai mais mudar
Ponte do Limoeiro sofre mudança de gosto duvidoso
Acabou o mistério do sumiço das luminárias coloniais da Ponte Velha
Ponte Velha

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Aloísio Moreira (SEI) e Hesíodo Goes (Secretaria de Turismo de Pernambuco / Acervo #OxeRecife)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.