No Recife, imagens da vida silvestre

Compartilhe nas redes sociais…

Como é linda a natureza. E para o homem urbano, às vezes, suas belezas passam despercebidas. Principalmente quando o assunto é fauna, já que as aves e mamíferos somem das cidades, na mesma proporção que o concreto avança. Por esse motivo, recomendo uma visita à exposição que vem sendo realizada no pátio da sede da Agência Estadual de Meio Ambiente (Cprh), no bairro de Casa Forte. São 80 fotografias que mostram o ambiente natural  em duas áreas protegidas, com imagens de animais, plantas e pessoas que vivem nessas regiões. O acesso é gratuito.Nada mal, para uma boa lição sobre a natureza.

Os painéis mostram aves, mamíferos, flores, árvores com fotos captadas na Estação Ecológica de Caetés e no Refúgio de Vida Silvestre Matas do Sistema Gurjaú. A primeira fica na cidade de Paulista, localizada a 15 quilômetros do Recife, na Regiâo Metropolitana. O segundo, também na RM, espalha-se por quatro municípios (Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Moreno). Na verdade, a exposição integra um projeto bem interessante: o Águas, Biodiversidade e Florestas, que é desenvolvido com as comunidades do entorno das duas áreas, e do qual participam muitos jovens. Vejam essas três fotos, feitas pelos jovens, na galeria abaixo:

Garotos e garotas fizeram oficinas de fotografia, que resultaram nas imagens da mostra. Pelo que se observa, há muita gente boa para essa área profissional vindo por aí. “Através da fotografia, as populações do entorno redescobrem as belezas dos locais onde vivem”, afirma Gleydson Castelo Branco, Gerente das Unidades de Conservação. As duas unidades são administradas pela Cprh.  A oficina de fotografias foi coordenada pelo Instituto Ecoar, com recursos provenientes da compensação ambiental, por meio do Termo de Colaboração nº 20/2017, assinado com a Cprh. As  atividades do projeto Águas, Biodiversidade e Florestas tiveram início em outubro de 2017 e foram concluídas em setembro de 2018. E a exposição pode ser visitada até a próxima sexta-feira, entre 8h30m às 12h e das 13h às 17h, na sede da Cprh, à Rua  Santana, 367, Casa Forte. A mostra integra a Semana da Biodiversidade de Pernambuco, que vem se realizando em várias regiões do Estado, por iniciativa da própria Cprh.  E cuja programação está no site www.cprh.pe.gov.br

O Projeto Águas, Biodiversidade e Florestas, desenvolvido com as comunidades dos entornos da Estação Ecológica de Caetés e jovens moradores do Refúgio da Vida Silvestre Matas do Sistema Gurjaú, que participaram das oficinas de fotografia.  Gleydson explica que o objetivo do  projeto foi desenvolver oficinas de fotografia para os jovens moradores do entorno das UCs e montar exposição fotográfica com as imagens resultantes desse trabalho.”Assim, os envolvidos puderam observar melhor, conhecer mais, descobrir ou redescobrir belezas do ambiente onde vivem”, comentou. Os interessados podem visitar a exposição, até a próxima sexta-feira (30), das 08h30 às 12h e das 13h às 17h. A Cprh fica na Rua Santana, 367, Casa Forte. Não deixe de ir. Leve filhos, netos, alunos, sobrinhos.

Leia também:
Animais: “Eles precisam de nós” 
“Eles precisam de nós” chega ao Litoral
Prêmios pelo amor à natureza
Coruja achada em residência
Como cuidar de animais silvestres
Mais de 9 mil animais acolhidos em 2017

Texto: Letícia Lins/ #OxeRecife
Fotos: Cprh/ Divulgação

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.