No Nordeste, o Apagão afetou todos os estados e a energia voltou a normalizar por último

Foi a escriba aqui chegando em casa, após a caminhada matinal, e a cozinheira (sou ruim de panela) foi logo avisando: “Deu um apagão tão grande, no mundo todo, até no Japão a luz apagou”.  Pensei, não, só pode ser brincadeira. “No mundo todo”? A informação deve estar mal apurada ou exagerada.

O apagão existiu, mas no Brasil inteiro, à exceção de um estado: Roraima. Foi o maior registrado no país desde 2009. Em Pernambuco, pelo menos no meu bairro, demorou uma hora para que a luz retornasse. “Aqui ficou sem nada, sem luz, sem internet, sem sinal de celular”, contou minha “repórter” doméstica, enquanto aprontava o almoço.

No meu bairro, Apipucos, a luz voltou após uma hora. Mas  em alguns locais, como Brasília Teimosa – na Zona Sul – até o momento o fornecimento de energia ainda não foi restabelecido. A Neonergia tenta buscar a origem da falha, mas não informa se é local ou se ainda se trata de consequência do apagão geral.

O Acidente que parou o Brasil também ainda não tem causa explicada. E a origem da interrupção está sendo investigada. Nota distribuída pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirma a ocorrência “na rede de operação do sistema interligado nacional”, que interrompeu “16 mil MW de carga nos estados do Norte e Nordeste do Brasil”, e informa que “os estados do Sul e Sudeste também foram afetados”. No Nordeste, o acidente atingiu o Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia. Ou seja, todos.

Leia também
Crise hídrica na conta de energia e excesso de chuva no Sertão
Empresa de energia solar paga conta de luz por uma boa ideia
Luminárias de pet com energia eólica
Energia a partir do vento e água para quem tem sede no agreste

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.