Presentes em quantidades cada vez maiores no Recife – dormindo nas praças, sob marquises, na frente das igrejas e nas calçadas – os moradores de rua ganharam um alento duplo no Natal: um restaurante popular e um abrigo noturno. A iniciativa é da Prefeitura, que acaba de entregar o Restaurante Naíde Teodósio e o Abrigo Noturno Irmã Dulce. O #OxeRecife aplaude a providência e acha até que já devia ter sido tomada há mais tempo.

O nome do restaurante é homenagem à cientista e pesquisadora Naíde Teodósio (1915 – 2005) que juntamente com Nelson Chaves (1906 – 1982) – ambos da Universidade Federal de Pernambuco – foram nutricionistas dos mais destacados no século passado e cujos ensinamentos perduram até hoje. E o abrigo lembra a primeira santa brasileira, Irmã Dulce (1914-1992), que ficou notável por seu trabalho em favor dos pobres.

O restaurante fica na Rua Tamoios, em Santo Amaro, que tem grandes áreas marginalizadas, e vias importantes do Recife, como a Aurora, com quiosques tomados por pessoas sem teto. Já o dormitório se localiza na Travessa do Gusmão, no Bairro de São José, onde em locais como a Praça Dom Vital , os canteiros e bancos são tomados por mendigos, que usam a área como cozinha, banheiro e dormitório. O mesmo acontece em outras praças.
O Naíde Teodósio tem capacidade para ofertar 750 almoços por dia para a população em situação de rua. “Estamos vendo a população de rua aumentar no Brasil inteiro e no Recife não é diferente”, afirma o Prefeito, Geraldo Júlio (PSB). O restaurante é fruto do Programa Chegando Junto, lançado segundo o socialista, “para prestar assistência às pessoas mais necessitadas”. O espaço oferece almoço gratuito para pessoas cadastradas, mas é aberto a qualquer outra que disponha de R$ 6, 71 para pagar por refeição. Geraldo Júlio informa que um segundo será aberto na próxima sexta (27).
Ganhei um presente de Natal com esse emprego (José Nilson, ex morador de rua, foto maior)
Já o abrigo funciona de 19h às sete da manhã. Tem capacidade para cem pessoas, entre homens e mulheres. Oferece banho, camas com roupas limpas, kits para higiene pessoal, espaço para guarda de pertences e atendimento psicossocial. “Quinze pessoas de rua que passaram pelo acolhimento ganharam oportunidades de emprego aqui”, diz Ana Suassuna, Secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Política sobre Drogas e Direitos Humanos. Ex morador de rua, José Nilson,38 (foto maior e à direita abraçando o prefeito) comemorava: “Ganhei um presente de Natal com esse emprego”.
Leia também:
Você está feliz com o Recife?
Acidente lembra o Córrego do Boleiro
São José: o Haiti não é aqui
“O que é a sujeira no mundo?
Entre a sanfona e o forró, uma ação social na Praça da Independência
Jardinagem para quem gosta de flor
A vez das frentes de trabalho urbanas
Arte urbana e economia criativa no R.U.A
Feira do Prodarte vai para o Bom Jesus
Prestigie ações do Recife na Fenearte
Mais Vida nos Morros no Vasco
Onu de olho no Mais Vida nos Morros
Qual vale mais, a vida ou o poste?
Que tal dar artesanato no Natal?
Feira do Prodarte vai para a Bom Jesus
Fantasia, bebidas e comidas à venda
Prestigie os artesãos do Recife na Fenearte
Artesanato baratinho no Sítio Trindade
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Andréa Rego Barros / Divulgação / PCR

Bom diaaaaaa!
Os moradores de rua ganharam um abrigo noturno e um restaurante. Parabéns senhor Prefeito do Recife. Demorou mas antes tarde do que nunca.