Não deixe de participar do Baile do Bloco da Saudade. Sem sair de casa

Se não fosse a pandemia, a noite dessa sexta-feira seria um turbilhão de prévias carnavalescas. E uma das mais tradicionais é a do Bloco da Saudade, um dos mais famosos blocos líricos do Recife. E também um dos responsáveis pelo resgate do carnaval de rua à antiga, que – em pleno século 21 – ainda encanta os foliões. Mesmo com isolamento social, determinado pela crise sanitária, a agremiação vai fazer um baile logo mais às 20h. Mas, calma…. será uma festa virtual.

Tem gente que já está até preparando a fantasia para dançar em casa, o que é melhor do que nada. Pelo menos, afasta a tristeza desse momento tão difícil de nossas vidas. Uma dessas, animadíssima, é  Ednar Cavalcanti. Minha ex-professora dos tempos do Colégio Vera Cruz, colega de Pilates e  hoje grande amiga, foliã assídua de blocos como o da Saudade e Nem Sempre Lili Toca Flauta. Todos os anos – não só nas prévias de rua – como no próprio período do reinado de Momo, o Bloco da Saudade puxa milhares de pessoas, tanto no Recife quanto nas ladeiras de Olinda, onde nesta chega até a receber a bênção dos monges no histórico Mosteiro de São Bento, um dos mais antigos da cidade histórica e cuja construção foi iniciada no século 16, o mesmo em que o Brasil foi oficialmente descoberto.

O baile virtual será transmitido pelo YouTube, através do link  https://youtube.com/channel/UCxJEpghjDOiEnfdlzl3FfvA.  Para os que não sabem, o Bloco da Saudade foi fundado em 1973, pelo músico Antônio José (Zoca) Madureira e pelo jornalista Marcelo Varella, a partir de marchas carnavalescas compostas por Edgard Moraes (1904-1974). Tanto que o hino oficial do bloco –  Valores do Passado – é de autoria do saudoso compositor. Os primeiros encontros eram realizados informalmente no quintal da casa do próprio Zoca Madureira.Apenas como uma brincadeira de amigos.

Em 1974, o Bloco da Saudade saiu com apenas 20 pessoas. Desde então, só fez crescer. Hoje é uma espécie de marca registrada do carnaval à antiga do Recife. Suas fantasias são das cores azul e vermelho, as mesmas utilizadas nos  natalinos cordões de pastoril que deram origem aos blocos líricos. Em uma das primeiras saídas, os integrantes passaram na casa de Edgard, a quem prestaram homenagem. Depois, pediram licença para “adotar” Valores do Passado como hino oficial. Então, vá lembrando a letra da composição, para o “acerto de marcha” de hoje à noite:

Bloco das Flores, Andaluzas, Cartomantes / Camponeses, Apôis Fum e o Bloco Um Dia Só/ Os Corações Futuristas, Bobos em Folia/ Pirilampos de Tejipió / A Flor da Magnólia/ A Lira do Charmion, Sem Rival / Jacarandá, a Madeira da Fé / Crisântemos Se Tem Bote e Um Dia de Carnaval / Pavão Dourado, Camelo de Ouro e Bebé/ Os Queridos Batutas da Boa Vista/ E os Turunas de São José / Príncipe dos Príncipes brilhou / Lira da Noite também vibrou /  E o Bloco da Saudade,  assim recorda tudo que passou.

E quem quiser continuar no clima, domingo (7/2) tem mais. Às 20h , é a vez da live do Coral Edgard Moraes. Quem quiser assistir, é só entrar no link https:// www.youtube.com/coraledgardmoraes

Leia também:
Bloco da Saudade tem vesperal
Boa Idade tem Bloco das Flores
Frevo de bloco no bairro do Recife
A agenda cheia do Bloco da Saudade
Pastoril e frevo na Queima da Lapinha
Paço do Frevo gratuito no fim do ano
Cantata com frevo de bloco na Várzea
Blocos líricos vão às ruas domingo
Os antigos carnavais em fotos
Aurora dos Carnavais na Rua da Aurora
Recordando os velhos carnavais
Frevo de Bloco no bairro do Recife
Pátio tem romantismo dos blocos
Flabelos fazem carnaval à antiga
“O melhor carnaval do meu Brasil”
O homem de mola
Dia do Frevo tem programação antecipada
Aprenda a fazer o passo. De graça
Frevo para bebês jovens e coroas
Paço do Frevo tem nova troça no domingo
Óleo chega ao Paço do Frevo 
Paço do Frevo vai a Olinda
Paço do Frevo: 500 mil visitantes
“O frevo mexe com tudo” no Paço
Paço do Frevo e o Homem da Meia Noite animam o Bairro do Recife no domingo
Elefante no Paço do Frevo em janeiro
Paço do Frevo gratuito no fim do ano
Paço do frevo debate presente e futuro
Paço do Frevo: Cem por cento mulher
Paço do Frevo debate passado e futuro
Vovó Cici no Paço do Frevo
Frevo de Bloco no Bairro do Recife
Paço tem Arrastão de Frevo com Zé Puluca
Paço: frevo, forró e música psicodélica

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Acervo #OxeRecife

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.