Na rota dos barões, barroco e baobá

Há alguns dias, fiz um roteiro a pé com o Grupo MeninXs na Rua, percorrendo os casarões do Recife, principalmente os que ficam na Avenida Rui Barbosa e imediações. Pois o Olha! Recife desse domingo vai fazer também um percurso a pé, com caminho semelhante, saindo do Parque da Jaqueira.

Os participantes verão casarões e palacetes como o Solar Jaqueira, a Academia Pernambucana de Letras, Colégio Damas (com sua capela), a estação Ponte D´Uchoa, Mansão de Henry Gibson, o Museu do Estado, Palácio dos Manguinhos, alguns dos quais foram habitados por barões nos séculos passados. O passeio termina com  visita ao Jardim do Baobá, à margem do Rio Capibaribe, tão lembrado nesses dias, devido à Semana da Água.

Na quarta, o roteiro também é a pé, mas pelo centro. Devido à Semana Santa, o passeio será voltado para a arquitetura religiosa no Recife. Entre os templos visitados encontram-se a Igreja Madre Deus, um exemplar do estilo barroco, e cuja construção começou em 1679. Uma vez por mês, a Madre Deus abre suas portas para o programa Música na Igreja, através do qual são ofertados concertos gratuitos para a população.

Outro templo incluído no caminho é a Catedral de São Pedro dos Clérigos, que fica no Pátio de São Pedro, e que acaba de ser reformada, motivo pelo qual virou alvo não só da procura por parte dos fiéis, mas também de curiosos, que tentam redescobrir o templo. Segundo o livro Um Dia no Recife (de Francisco Cunha e Plínio Santos Filho), a igreja é tida como um dos mais bonitos do Brasil, e “lembra o barroco mineiro”.  Sua construção teve inicio em 1728. E o Pátio de São Pedro, apesar de esquecido pelas nossas autoridades, sempre merece uma visita. Até por ser um dos poucos locais do Recife onde seu casario é inteiramente preservado, sem intromissão de espigões. Como sempre, as inscrições abrem a partir das nove horas da sexta, através do site www.olharecife.com.br. Todos os passeios contam com guias e são gratuitos.

Leia também:
Na rota dos velhos casarões
Um passeio pela história do Recife
Que saudade da Rua Nova
Minha tarde no Olha! Recife (1)
Minha tarde no Olha! Recife 
A mulher na paisagem do Recife
Olha! Recife: rio, ponte e boi voador
Olha! Recife faz roteiro dos poetas

Serviço:
Olha! Recife a pé
Domingo 25/03/2018
Na rota dos casarões
Saída: Parque da Jaqueira (capela) às 09h

Olha! Recife a pé
Quarta-feira 28/03/2018
Saída: Praça do Arsenal às 14h
Circuito Barroco

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Inaldo Lins/ Divulgação/ PCR

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.