Após se apresentar na Igreja de Nossa Senhora das Dores, em Apipucos, no mês passado, o Projeto Música na Igreja volta acontecer, no sábado (10/5), na Igreja de Nossa Senhora do Bom Parto, que fica na Estrada de Belém, no Bairro de Campo Grande. A escolha do templo tem um motivo especial: é que a Santa é padroeira das mães. A programação contempla uma missa e um concerto em homenagem às mães, já que domingo é o Dia delas. A parte musical fica com a Orquestra Rivieira do Recife, cujo repertório abrange clássicos da música erudita e da Música Popular Brasileira (MPB). A programação acontece a partir das 18h.
O repertório deverá ser o mesmo apresentado em Apipucos, no mês de abril. E se for, quem estiver na Igreja do Bom Parto não vai se arrepender. A apresentação começou com um pout pourri de abertura (Camp Kircland e Tom Fettke). Depois, seguiu com Coroai o Rei dos Reis (Sharon Damazzo), Jesus Alegria dos Homens (Bach), Pai Nosso (Padre Marcelo Rossi). E continuou com: Maria Maria (Milton Nascimento), Ave Maria Sertaneja (Luiz Gonzaga), Oração de São Francisco (Padre Cassimiro Iraia) e Aria da Quarta Corda (Bach).

O Música na Igreja é uma iniciativa da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife e é mais uma dos muitos serviços prestados de forma gratuita à população por aquela pasta. Além deste projeto, que fica sob coordenação da Gerência de Eventos da Pasta, há uma outra gama de opções de lazer também “free” cuja programação fica a cargo da Gerência de Inovação e Roteiros Turísticos. Entre eles, roteiros como os do Olha! Recife que é ofertado em várias modalidades: a pé, de ônibus, catamarã, bicicleta, Recife Running Tour (para corredores) e o Recife Walking Tour (que ocorre nas manhãs das sextas-feiras), percorrendo o Recife Antigo.
Há, ainda, o projeto Recife de Bairro em Bairro, cujo roteiro percorre bairros específicos, com “viagem” às suas histórias. Os dois últimos foram realizados em bairros tradicionais da Zona Norte (Apipucos e Casa Amarela). E foram sucesso de público.. Além desses roteiros, ainda há o Recife Sagrado. Esse passeio é diferente dos demais. Não é feito em grupo. Você quer visitar uma Igreja, e ao chegar lá tem um guia especializado para lhe orientar, falar sobre os templos, os estilos arquitetônicos, a relação com a história do País e da cidade. A relação de templos encaixados no Recife Sagrado são: Madre de Deus, Convento de Santo Antônio, Capela Dourada, Rosário dos Pretos, Basílica do Carmo, São Pedro dos Clérigos, Sinagoga Zahal Zur Israel, Livramento dos Homens Pardos, Basílica da Penha, Conceição dos Militares, Igreja das Fronteiras / Memorial Dom Hélder.
Abaixo, vídeo com trechinho da apresentação da Orquestra Rivieira do Recife, na última edição do Música na Igreja
Leia também
Projeto Música na Igreja das Fronteiras no domingo
Projeto Música na Igreja movimenta Igreja das Fronteiras no domingo
Projeto Música na Igreja movimentou Igreja das Fronteiras no domingo
Última edição do ano do Música da Igreja será na Madre de Deus
Música na Igreja tem dupla Ave Maria: a de Schubert e a de Luiz Gonzaga
Domingo de Ramos terá Projeto Música na Igreja, na Basílica de Nossa Senhora do Carmo
Projeto Música na Igreja está de volta
Só mulheres no Música na Igreja
Leonard Cohen e Jonh Lennon no Projeto Música na Igreja
Música na Igreja vai ser na Macaxeira
Duas estreias no Música na Igreja
“Música na Igreja” em clima de Natal
Não perca hoje o Música na Igreja
Domingo Musical na Igreja e no Palácio
Parque da Macaxeira: Piano para todos
Hoje tem Projeto Música na Igreja
Mais links sobre turismo religioso no Recife
Olha! Recife: Igreja das Fronteiras no turístico circuito Dom Helder Câmara
Circuito Sagrado completa dez anos, vira Recife Sagrado e amplia roteiro
Bora Preservar: Domingo para visitar os pátios das igrejas
Histórica Igreja do Pátio do Terço passa a integrar o Recife Sagrado
Restaurada em 2018, Matriz de Santo Antônio vai fechar para recuperação
Raquel Lyra anuncia, de uma só tacada, três intervenções no centro do Recife
Matriz de Santo Antonio: Xô, vândalos!
Depois de nove anos fechada e quase caindo, Matriz de São José retoma as atividades
Sinos novos na Basílica do Carmo
Olha! Recife: Igreja das Fronteiras no turístico circuito Dom Helder Câmara
Com Hans, entre o barroco e o rococó
Santuário pioneiro é no Recife
Bora Preservar: Domingo para visita os pátios das igrejas do Recife
Santos raros ganham catálogo
Roteiro mostra em detalhes as igrejas de Olinda
Pátio de São Pedro precisa de Carinho
Nossa Senhora do Carmo: Padroeira, rainha do Recife e de Pernambuco
Basílicas, palacetes, Brasília Teimosa
A Igreja sem história
A menor Igreja de Olinda?
O milagre da Igreja dos Milagres
As relíquias religiosas da Rua da Conceição
Atentado estético contra igreja histórica em Apipucos gera impasse em obra da Prefeitura
Ameaçado, Sagrada Família pode virar IEP
Morro da Conceição: missa, remoção de entulhos e solidariedade do Papa
Serviço
Música na Igreja
Quando: Sábado, 10 de maio
Horário: 18h
Onde: Igreja de Nossa Senhora do Bom Parto, em Campo Grande
Endereço: Estrada de Belém, 1425.Campo Grande
Quanto: grátis
Texto, foto e imagens: Letícia Lins / #OxeRecife