Música erudita para a meninada

Compartilhe nas redes sociais…

Iniciativa nota dez, esse Projeto Concertos para a Juventude. Hoje teve mais uma edição, no Teatro Santa Isabel. A iniciativa é Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura. Eventos como este, a gente tem mais é que aplaudir. Vejam o objetivo: “formar novas plateias para música erudita no Recife”. Nada mal, para um público cada dia mais contaminado com Troinhas, Safadões, Pegação. A apresentação é destinada a alunos de escolas públicas e privadas, músicos e jovens em geral. A aula-concerto tem coordenação do maestro titular da Orquestra Sinfônica do Recife, Marlos Nobre.

E acontece sempre na véspera dos concertos oficiais da Orquestra Sinfônica do Recife no Teatro de Santa Isabel, nossa mais tradicional casa de espetáculos. E mais linda, diga-se de passagem. Portanto, lembrem-se: amanhã tem música de qualidade para quem quiser, de graça. Mas é à noite. Nessa terça, os jovens conheceram um pouco mais sobre a Abertura em Ré, do padre José Maurício Nunes Garcia, e histórias sobre a vida deste religioso e compositor do período colonial.  Também foi executada a clássica Marcha Nupcial, do compositor, pianista e maestro alemão do início do período romântico Felix Mendelssohn. A mesma programação é repetida para adultos, amanhã.

O concerto encerrou com a Sinfonia nº 40 em sol menor, do célebre compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, muito conhecida por conta do filme Amadeus. A meninada ainda teve direito a bate papo descontraído com o maestro Marlos Nobre, que revela casos interessantes sobre autores e composições famosas. Para muitos dos jovens que participam do projeto, os concertos oferecem não só a oportunidade de ver pela primeira vez uma orquestra tocar, mas também de conhecer o Teatro de Santa Isabel. Escolas interessadas em participar dos Concertos para a Juventude podem realizar o agendamento pelo telefone: 3355-3323. É uma graça ou não é, essa iniciativa?

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação / PCR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.