Música e dança na noite dessa quarta

Compartilhe nas redes sociais…

Mesmo com o São João batendo à porta, e o forró correndo solto nos arraiais da cidade, a música erudita tem vez na programação cultura do Recife. Nesta quarta-feira, a sanfona vai dar lugar a violinos, tuba, trombone, contrabaixo e oboé, entre outros instrumentos, no Teatro Santa Isabel. É que a partir das 20h, acontece o quarto concerto da temporada 2017 da Orquestra Sinfônica do Recife. Corra, que ainda dá tempo de chegar lá.

A apresentação, oferecida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura, é gratuita e aberta ao público. Mas é preciso que se chegue  cedo. Uma hora antes, começa a retirada de ingressos na bilheteria do Teatro.  O programa escolhido pelo maestro Marlos Nobre começa com duas grandes obras do compositor e pianista austríaco, Amadeus Mozart. A Sinfonia nº 41 em Dó Maior, K. 551 (Júpiter) foi composta rapidamente pelo compositor, durante o verão de 1788, sendo a última das suas 41 sinfonias. “Não é comprovado que esta sinfonia foi interpretada com o compositor ainda vivo”, diz ele. Para o Maestro, Mozart foi o maior gênio de sua época e um dos mais importantes autores de toda a história da música no mundo.

O segundo momento do concerto é a interpretação da abertura Fantasia Romeu e Julieta, primeira grande obra-prima orquestral do compositor russo Peter Ilyich Tchaikovsky, composta em 1869, quando ele tinha apenas 29 anos. “Após a estreia, em 1870 , o jovem Tchaikovsky fez uma profunda revisão na obra, trabalhando nela arduamente por dois meses, reescrevendo as passagens introdutórias em diferentes tonalidades e aperfeiçoando a seção do desenvolvimento e também o clímax final”, conclui o maestro.

Outra opção sem fogueira para hoje é o o Quarta de Danças, no qual a obra de Tchaikovsky – coincidência –  também marca presença. Hoje (21), às 20h, o Teatro Barreto Júnior  abre suas portas para receber o espetáculo Fragmentos Clássicos,  de Simone Monteiro Ballet, Grupo Endança e Ária Social. Os grupos de dança apresentarão diferentes fragmentos do clássico ao contemporâneo. Durante a apresentação haverá  um tributo ao compositor russo Tchaikovsky, além de clássicos como A Bela Adormecida e músicas do eterno Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Os ingressos custam R$ 10 e R$ 20. E a sessão começa às 20h.  Ou seja, Tchaikovsky lá e lô… em plenos festejos juninos.
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação / PCR

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.