Muito árida em quase toda a extensão, a Avenida Norte vai receber cem árvores. Queremos mais!

Compartilhe nas redes sociais…

A cada dia, está pior o calor no Recife, devido à deficiência de arborização. Dia desses, a gente quase morreu esbaforido, durante a última edição das Caminhadas Domingueiras, que teve um percurso ao longo da Avenida Caxangá, com o sol torrando o nosso juízo. Na Avenida Norte, a situação não é diferente. Tirando um pequeno trecho entre os bairros da Macaxeira e Casa Amarela, a via é uma aridez só. Ela tem um canteiro central arborizado, porém ao longo do resto de sua extensão, o que  se vê é só concreto .

A gestão passada fez uma requalificação com nova iluminação, porém não implantou um alegrete sequer na nova e alta calçada que divide a via ao meio. Nem ao menos um pé de espirradeira. A planta é que quebra a aridez, por exemplo, do canteiro central no Cais José Estelita. Ou seja, se adapta a pequenos espaços. Imaginem aquele excesso de asfalto, sem uma plantinha sequer. Como ficaria?  Agora a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife informa que cem árvores serão plantadas na Avenida Norte: espécies como ipê-rosa,  cássia-rosa, quaresmeira, dentre outras, todas da floração rosa.  Pelo que se observa, elas serão plantadas nas calçadas laterais. Tomara que a Prefeitura  coloque jarros ou plante espécies de porte menor no canteiro central, o que contribuiria para refrescar um pouco o ambiente. Tudo que a população deseja é conforto térmico.

Canteiro central da Avenida Norte, à altura do bairro da Macaxeira, é o único trecho verde daquela via da Zona Norte.

Ao todo, 1.200  árvores adultas serão plantadas nas principais avenidas da capital pernambucana “transformando essas localidades em grandes corredores ecológicos”, segundo informa a SMAS. A iniciativa faz parte do Programa Via Jardim. Além da Agamenon Magalhães e da Avenida Norte, serão contempladas as Avenidas  Recife, Boa Viagem, Mascarenhas de Moraes e Domingos Ferreira.  E, felizmente, a Avenida Caxangá. Essa, meu Deus, já pode ser incluída entre aquelas do “Hellcife”. A ação também contemplou a Agamenon Magalhães, que até agora recebeu 107, das 150 árvores destinadas para a região, das espécies pau-brasil,  pau-ferro; aroeira salsa; sibipiruna; pau-marfim; ipê-amarelo. O plantio nessa área segue com as obras da implantação da ciclovia, proporcionando mais conforto térmico e bem-estar para as milhares de pessoas que passam pela localidade diariamente.

“As escolhas das espécies possuem os critérios técnicos para implantação em espaços urbanos sem provocar danos futuros as vias públicas”, explica Edson Torres, chefe da Divisão de arborização da SMAS, segundo a qual o plantio o segue o novo padrão de arborização da capital pernambucana, com diâmetro à Altura do Peito (DAP) adequado. Isso garante que sejam árvores bem robustas e que tenham capacidade de enfrentar as condições adversas do ambiente urbano. Informa, ainda, que todos os tratos silviculturais para o sucesso do plantio estão sendo aplicados a essas árvores como o uso de adubação para garantir a adaptação e nutrição da planta ao ambiente urbano.

Leia também
Canteiro sem verde na Avenida Norte
Av Norte: Do velho verde à aridez atual
O “canteiro”
da discórdia, na Avenida Norte
Av Agamenon Magalhães ganha 150 árvores
Parem de derrubar árvores (358)
Avenida Norte: reforma só atinge 12 por cento das calçadas. Pedestre corre risco
Calçadas crateras na Avenida Norte
Risco para pedestre, crateras e acessibilidade zero na Avenida Norte
Ôxe, cadê as calçadas da Avenida Norte?
As inviáveis calçadas da Av Norte
Calçadas melhora na Avenida Norte. Mas…
Viva!  Gelos baianos devem ser substituídos por canteiros em 109 locais do Recife

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
FoToS: WRAM – Wagner Ramos / PCR e Divulgação/SMAS 

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.