Conhecido pelo sarcasmo de seus poemas, o poeta Miró da Muribeca acaba de entrar no grupo de autores que escrevem para o público infantil. A sua estreia na área é com o livro Atchim!. Editado pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), que será lançado no domingo (3 de novembro) na 5ª Feira Nordestina do Livro (Fenelivro). O horário do lançamento está marcado para 17h. A Fenalivro ocorre no Centro de Convenções, em Olinda.
O livro tem 44 páginas. E não poderia ser escrito de outra forma, em se tratando de Miró. Ele o produziu em versos. Na verdade, a publicação é um poema sobre as perguntas que as crianças costumam fazer sobre a vida e sobre Deus. “As perguntas parecem banais, mas são filosóficas”, diz Miró, que agradece ao ex-editor da Cepe, Wellington de Melo, pela sensibilidade de ter valorizado esse texto seu. Grande contador de história e, também, um contador (e cantador) da própria história, Miró tem um dom de transformar em poesia as suas vivências, seja em uma visita a São Paulo ou nas perguntas que se fazia quando criança.
“Ele descobriu esse meu lado infantil”, diz Miró, referindopse a Wellington. “Esse livro sou eu. É a história de um filho que nunca viu o pai; é a biografia da minha vida, da minha existência como negro da periferia”, resume. As ilustrações são do artista, cartunista e chargista mineiro Cau Gomez. O título do livro é pura memória afetiva: “Minha mãe tinha alergia a ácaro e vivia espirrando. Então quando eu perguntava uma coisa, ela espirrava primeiro e respondia depois”, recorda Miró com o seu eterno e produtivo bom humor.
Leia também:
Segredo de Fábio: mata e mar em livro
Recife: Pontes e fontes de “miséria”
Festival A Letra e a Voz se rende a Miró
Academia convida Miró para debate
Os pequenos escritores do Recife
Estudantes fazem livros sobre 20 bairros
Estudantes lançam livros na Bienal
Recife: “Pontes e fontes de miséria”
Você tem fome de quê? De livros
Troca-troca: Menos um na estante
Menos um na estante faz sucesso
Troca-troca de livros: bom para o bolso Clube de Leitura
Ação do Sesc já arrecadou 50 000 livros
Clube de Leitura: livros com desconto
Compra de livros sem gastar dinheiro
Livro e Academia mobilizam escolas
“Enterrem meu coração na curva do rio”
Arruar mostra o Recife do passado
Biblioteca móvel: 32 mil leitores
Poço da Panela: livro, passado e música
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Arquivo #OxeRecife e Divulgação/ Cepe