Livros, livros e livros. Durante a pandemia, pelo menos no meu caso, não houve companhia melhor. Não tossiam, não espirravam, não transmitiam Covid-19 e ainda aliviavam as tensões do confinamento provocado pela crise sanitária. Mas livro é para sempre, para qualquer momento, qualquer hora. Eu não vivo sem um. E abril possui muitas datas ligadas à leitura: Dia Internacional do Livro Infantil (2/4); Dia da Biblioteca (9/4); Dia Nacional do Livro Infantil, Dia do Autor, Dia do Editor (18/4); Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor (23/4). Por conta de tantas datas relativas ao livro, comemorações diversas: na Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), na Assembleia Legislativa e no Shopping Camará.
A Cepe está disponibilizando download gratuito de e-books, edições da Revista Continente e do Jornal Literário de Pernambuco. A iniciativa faz parte da campanha #JuntosNaLeitura, que é inspirada em efemérides do mês de abril, e reforça a proposta de incentivo à leitura adotada pela editora em iniciativas passadas. Além de franquear o acesso a vários títulos, a campanha, que vai até o dia 30, concederá descontos na compra de livros em suas lojas físicas e na virtual. Oito e-books poderão ser baixados gratuitamente, dois por semana. Atenção garotada! Entre os dias 1 e 8 de abril estarão disponíveis os livros infanto juvenis Dianimal (de Alexandre Revoredo) e Um poeta no Pomar (de Sônia Carneiro Leão). O primeiro apresenta à criançada animais de hábitos diurnos e noturnos, transformando-se ainda em jogo de memória e adivinhação. O segundo traduz em versos o encantamento das frutas tropicais.

Nas três semanas seguintes da campanha, a Cepe vai permitir downloads gratuitos de livros escritos por autores como Cida Pedrosa, Antonio Carlos Secchin e Leonardo Dantas Silva. Ao todo, serão oito livros selecionados para downloads gratuitos. Quanto a edições da revista e do jornal literário poderão ser baixados nas plataformas amazon, apple books, kobo, e no google play. E hoje tem festa para o livro no Espaço Camará, no Camará Shopping, em Camaragibe.
A partir das 19h, Jean Lima (e seu boneco Visconde) e Tia Nika (com seu Baú de Histórias) vão divertir a criançada, na chamada Terça da Poesia, que anima aquele centro de compras às terças-feiras, com um tema literário. O evento é gratuito. Hoje também o livro foi lembrado na Biblioteca da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), onde crianças de escolas públicas e filhos de servidores tiveram direito a contação de história (“O Pato Cantor), além de atividades lúdicas que foram das cantigas de roda a brincadeiras de rua, cada vez mais raras, como amarelinha, estátua e bambolê.
Abaixo, você confere outros eventos ligados à leitura já referenciados aqui no #OxeRecife
Leia também
A incrível máquina de livros no Recife
Sábado Literário de “Dedicatória” com troca de livros
Os “livros” da “biblioteca” de madeiras
A designer dessa pilha de livros
Vila 7 faz oficina de livros cartoneros
Compras de livros sem gastar tostão
Fenelivro tem Slam das Minas
Festival a Letra e a Voz se rende a Miró
Livro: Pernambuco é campeão em manifestações culturais
Uma festa na floresta chega à ONU
Embaixadora tem livro premiado
Centenário de Paulo Freire tem livros com desconto
“Enterrem meu coração na curva do rio”
Mediadores de leitura são pontos de luz
Compre um livro e ganhe três cordéis
Flores e livros para curtir o Dia dos Namorados
“Eu amo ler” no Patteo
“Eu amo ler” movimenta shoppings do Recife e Jaboatão
Pandemia: livros para ficar em casa
Leia de graça A Emparedada da Rua Nova
Biblioteca móvel: 32 mil leitores
Ação do Sesc já trocou 60 mil livros
Pandemia:: Plaza Shopping tem feira de livros a R$ 5
A menina que salvava livros
Você tem fome de quê? De livros
Caixa de leitura já está na rua
Livro revela segredo da guerrilha
História: Revolução de 1930 e três homens que se chamavam João
Sessão Recife Nostalgia: Os banhos noturnos de rio no Poço da Panela
O ano de Cida Pedrosa: escritora premiada, feminista e vereadora
Livro sobre Clarice Lispector: “O que escrevo continua”
Raul Lody revisita Gilberto Freyre
Comida e tradição no Museu do Estado
“João Cabral não é um iluminado, mas um iluminador”
Pandemia não inibe produção de livros. Vem até um sobre o Zepellin
De Yaá a “Penélope Africana”
Carta para Clarice Lispector
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação Alepe e Camará Shopping