Menos poluente, carro elétrico começa a virar realidade. Problema é o preço

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Com os combustíveis  cada vez mais caros, já tem muita gente pensando em aderir ao carro elétrico.  Pasmem, esta semana, havia posto cobrando preço exorbitante pelo litro de gasolina no Recife: R$ 6. E o álcool, infelizmente, beirando quase o mesmo valor da gasolina, deixou de ser uma alternativa mais econômica. Grandes empresas – como o Grupo Boticário e a C&A – estão substituindo a frota convencional por carros movidos a eletricidade. Bom para o meio ambiente e para as corporações, que reduzem seus custos operacionais. Na nossa cidade, para quem tem carro elétrico, mais uma facilidade, que vem da Zona Norte. Acaba de ser inaugurado mais um ponto de recarga para carros elétricos ou híbridos. Ele fica no Plaza Shopping, no bairro de Casa Forte (foto).

Em parceria com a Porsche Brasil, o Plaza passou a contar com equipamentos de recarga, oferecendo, assim, comodidade para os clientes carregarem seus automóveis enquanto fazem compras, refeições ou desfrutam dos serviços oferecidos pelo centro de compras da Zona Norte. Os carregadores ficam no Piso E2 do Estacionamento Garagem do Plaza e poderão ser utilizados nos dias e horário de funcionamento  do Shopping,  com  dois carros sendo reabastecidos por vez. Os equipamentos poderão ser usados gratuitamente pelos visitantes. Para o cidadão comum, no entanto – que só pode comprar carro popular – o automóvel híbrido e elétrico ainda é um sonho distante, pois os preços praticados no Brasil não são acessíveis à grande maioria da população.

E, por enquanto, os brasileiros têm que se submeter aos exorbitantes preços cobrados nas bombas. Mas há quem afirme que mesmo sendo caros, aqueles veículos podem compensar, pois além da economia com o combustível, a manutenção custa 30 por cento dos preços praticados para os convencionais. Isso se dá, graças à inexistência de componentes como velas, correias, filtros de combustível e de óleo, engrenagens de câmbio e bielas, de acordo com especialistas em tecnologia automotiva. Na União Europeia, as metas são ambiciosas. Até 2030, cerca de 30 milhões de veículos elétricos deverão estar circulando no Continente, em busca de redução de até 55 por cento nas emissões de dióxido de carbono. No nosso país, esperamos que se confirme a tendência de que o preço diminua, à medida em que a demanda for aumentando. Caso contrário, grande parte da população não terá condições de ser ecologicamente correta.

 Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), os números apontam para uma curva de crescimento dos veículos híbridos e elétricos no Brasil nos últimos anos. As 19.745 unidades vendidas em 2020 representam crescimento de 66,5% sobre 2019 (11.858). E mais: de 397% sobre 2018 (3.970), 499% sobre 2017 (3.296) e 1.709% sobre 2016 (1.091). Os eletrificados de 2020 (19.745) chegaram a 1% do total de automóveis comerciais leves emplacados no período (1.950.889, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, Fenabrave).  Ainda não é muito. Mas é um bom começo. A expectativa é que, até 2030, os veículos elétricos representem 5% da frota nacional, com uma estimativa de 2 milhões de carros. No nosso país,  um bom exemplo da opção por esse tipo de mobilidade vem do Arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco, onde a partir de 2022 só será permitida a entrada de carros elétricos na ilha. 

Há estados onde há incentivos para esse tipo de veículo. “A cidade de São Paulo já concede 50% de desconto no pagamento de IPVA de carros até R$150 mil e permite que os carros elétricos circulem nas ruas todos os dias, liberados do rodízio municipal. Esse tipo de incentivo vai se tornar cada vez mais comum em alguns anos”, explica Antônio Azevedo,  fundador e CEO da LogiGO – empresa que fornece tecnologia automotiva para montadoras. Pensando em auxiliar na avaliação do custo-benefício para a aquisição e manutenção de veículos híbridos ou elétricos, Azevedo listou os 10 veículos mais baratos nesta categoria. Que, como se vê, não são tão baratos assim.

Abaixo, você confere os preços “mais baratos”, listados pelo especialista Antônio Azevedo. Também pode observar iniciativas outras em defesa do meio ambiente, praticadas por corporações, ongs, escolas e até por pessoas físicas. E lembre-se. Amanhã, nesse mesmo horário, o #OxeRecife traz o caso do Grupo Boticário, que está trocando a frota de entregas por caminhões elétricos.

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Serviço:
O quê: Preços e a autonomia de carros elétricos e híbridos
Elétricos:
1º) JAC iEV20 (R$ 159.900),  autonomia: 400 quilômetros
2º) Renault Zoe (R$ 204.990), autonomia: 385 quilômetros
3º) Chevrolet Bolt (R$ 274 mil),  autonomia: 416 quilômetros
4º) Nissan Leaf (R$ 277.990), autonomia: 270 quilômetros
5º) JAC iEV330P (R$ 299.900),  autonomia: 315 quilômetros
Híbridos:
1º) Toyota Corolla Hybrid (R$142.640,00),  autonomia: 786 quilômetros
2º) Toyota Prius (R$166.490,00), autonomia: 812 quilômetros
3º) Toyota RAV4 (R$221.491,00), autonomia: 965 quilômetros
4º) Lexus UX 250h (R$238.505,00), autonomia: 804 quilômetros
5º) Volvo XC 40 (R$235.435,00), autonomia: 44 quilômetros (no modo 100% elétrico). Observação: Com exceção do modelo Volvo XC 40 que opera também no modo 100% elétrico, os outros modelos operam com dois motores (combustão e elétrico), mas o consumo é de gasolina ou etanol. Por conta disso, a autonomia deles é muito superior à dos outros modelos.

O quê:
Onde abastecer seu carro elétrico: Plaza Shopping Casa Forte
Endereço: Rua Dr. João Santos Filho, 255, Casa Forte 

Piso: E2 do Estacionamento Garagem
Capacidade: dois carros por vez
Quanto: serviço gratuito

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Fernanda Acioly /Divulgação / Plaza Shopping

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