Memorial de Gravatá fecha, passa por reforma e vai ganhar sala de cinema

Compartilhe nas redes sociais…

Um das cidades de maior movimentação turística no interior de Pernambuco, Gravatá vem zelando com cuidado do seu  patrimônio arquitetônico, histórico e cultural, que inclui o Memorial de Gravatá, que guarda fragmentos vivos da memória da cidade, localizada na região Agreste, a 85 quilômetros do Recife. O charmoso espaço, no entanto, está fechado, pois passa por reforma e reabrirá com novidade: sala de cinema.

Que bom que o interior de Pernambuco ganha mais uma sala de escurinho e de telona, não é? Há outros municípios que também estão reabrindo ou reabriram seus cinemas, como Vitória de Santo Antão (Zona da Mata) e Triunfo (Sertão). No Recife, onde praticamente não há mais cinemas de rua no centro, pelo menos dois estão preservados: o Cine São Luiz e o do Teatro do Parque. Detalhe: nova sala de cinema de Gravatá será dedicada às produções locais, estaduais e nacionais, celebrando o audiovisual como linguagem de arte e memória.

Instalado em prédio secular, o Memorial de Gravatá vai ganhar sala de cinema: acervo de fotos e doações 

A edificação onde funciona o Memorial é linda e, pelo menos pela parte externa, está muito bem preservada. De acordo com a Prefeitura, o objetivo da requalificação não se restringe à instalação de um ambiente com telona. O que se quer é que as mudanças proporcionem uma melhor distribuição do acervo, facilitando a circulação de visitantes. As reformas deverão demandar 90 dias. A iniciativa é da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer do município, com recursos oriundos da Lei Paulo Gustavo. De acordo com o prefeito Joselito Gomes, a requalificação do Memorial proporcionará melhorias na estrutura física, segurança reforçada e mais conforto para os visitantes.“A estética será renovada, e os objetos expostos ganharão nova disposição — mais harmônica, mais viva, mais próxima de quem os contempla”, assegura. “A reforma pretende tornar a experiência do visitante ainda mais envolvente”. Segundo o secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Marllon Lima, o Memorial de Gravatá “se reconstrói não apenas em alvenaria, mas em propósito”. E explica:

“A cidade preserva sua essência e, ao mesmo tempo, a projeta para o futuro — com orgulho, com poesia e com respeito à sua trajetória”, reforça. Instalado no  bonito prédio onde no passado funcionou a cadeia pública, o museu tem um acervo formado por fotografias antigas e objetos doados pelos seus moradores.

E, como se vê na foto, preserva em seus jardins, as tradicionais e decorativas luminárias de rua, bem diferentes daquelas de led que empestaram o Recife e que se transformaram em verdadeiros atentados estéticos, contaminando a nossa paisagem, em pontes(como a Duarte Coelho), Parques (como o Treze de Maio), Praças (como a José Vilela),  e em áreas de cais (como os da Rua da Aurora e o da Jaqueira,na Avenida Rui Barbosa).  “Lindas”, para não dizer o contrário, as luminárias modernas lembram pinicos ou capacetes virados de soldados. Eu, hein….

O Memorial fica na Rua Tenente Cleto Campelo, no centro de Gravatá. Quando for lá, após a reforma, visite-o. Abaixo, mais informações sobre cinemas de rua em Pernambuco

Leia também
Pérola do Sertão, Theatro Cinema Guarany é tema de livro a ser lançado em Triunfo
Muito glamour  no CineFestival no Theatro Cinema Guarany
Theatro Cinema Guarany completa cem anos e volta a funcionar
Livro mostra a rica vida cultural do Recife no século passado: teatros, óperas, grupos estrangeiros
Teatro do Parque restaurado: “Uma das maiores emoções de minha vida”
Teatro do Parque: história rica e memórias afetivas
Cinema São Luiz abre em grande estilo
A denúncia e o apelo de Kleber Mendonça: Cinema São Luiz, 70anos, portas fechadas
“Retratos Fantasmas”, de Kleber Mendonça, mostra o centro sem os cinemas
Art-Palácio e Trianon, de “Retratos Fantasmas” ganham novas funções

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Anderson de Souza / Prefeitura de Gravatá / Divulgação

One comment

  1. Que notícia maravilhosa! IComo é importante a preservação dos prédios públicos.
    O Memorial de Gravatá é uma bela edificação e mostra que, sim ,é possível fazer uma gestão séria e comprometida com o seu patrimônio arquitetônico,histórico e cultural.Isso significa mais espaço para a arte,mais vida para a cidade e,consequentemente, mais retorno em qualidade de vida,multiplicando ações culturais,educativas e sócio-econômicas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.