Se os altos do Recife não vão ao teatro, o teatro vai a eles. Pelo menos é o que acontece hoje, quando a atriz Fabiana Pirro sobe o morro, e leva seu elogiado espetáculo #MedusaMusamulher ao Alto José do Pinho. A data é significativa. Afinal, 8 de Março é o Dia da Mulher. A apresentação é gratuita, e ocorre a partir das 19h30m no Centro Social Dom Costa.
O espetáculo foi contemplado com o Edital Joel Datz/ Lab Recife. E, como contrapartida pela premiação, a atriz teria de escolher uma comunidade para fazer uma apresentação gratuita. O bairro escolhido pela atriz foi o Alto José do Pinho, onde tem laços afetivos. E é a “terra” do seu amigo Cannibal Santos, da banda Devotos, que assina a trilha de Medusa com Pierre Leite. O texto é da escritora, poetisa, vereadora e feminista Cida Pedrosa. E tem como base a versão Grega de Medusa. A sacerdotisa do templo de Atena que com sua beleza atraiu o desejo de Poseidon, que a violou. Nada mais oportuno, nesses dias de repúdio nacional e internacional a declarações machistas e sexistas, de profundo desrespeito as mulheres como foram os comentários do deputado Artur de Val, o Mamãe Falei, em relação às ucranianas.
Na mitologia e na peça, o estupro provoca o ciúme da deusa Atena que rogou uma maldição contra Medusa e a transformou numa Górgona. Medusa representa a vítima violada. A transformação de uma bela mulher em monstro. “Quando #MedusaMusaMulher estreou, em 2018, as máscaras eram outras, mas os corpos das mulheres já sofriam com uma epidemia. Sufocados, confinados, calados brutalmente pela mão que um dia acariciou. Mais de três anos depois e a performance está mais imprescindível do que quando começou. A epidemia dentro da pandemia”, diz Fabiana.
“A cada apresentação as palavras de Cida Pedrosa atravessam mulheres de todas as classes sociais, que me procuram pra dizer: você não pode parar. São muitas Medusas, os números oficiais apontam para uma a cada seis horas. Cada vez que eu entro em cena são essas vozes que eu defendo. E afirmo: não vou parar”, completa. O Centro Social Dom João Costa fica na rua Acaiaca, 70 – Alto José do Pinho. Entrada mediante comprovante de vacina e uso de máscara. #MedusaMusaMulher Criação é criação de Breno Fittipaldi a partir do texto de Cida Pedrosa. Tem concepção e atuação com Fabiana Pirro . A trilha sonora original é de Cannibal Santos e Pierre Leite. Figurino: Eduardo Ferreira Sandália: Jailson Marcos. Adereços: Teca Pontes Painel/Cenário: Flavio Emanuel Assessoria de Imprensa. Produção: Ana Nogueira
Leia também
Obscena, com Fabiana Pirro, esgota ingressos e ganha sessão extra
#MedusaMusaMulheR: Texto de Cida Pedrosa com Fabiana Pirro no palco
Violetas da Aurora em movimento
A resistência das Violetas da Aurora
Jornalista, atriz, palhaça e amiga
Borogodá para matar a saudade do inesquecível rei do brega
Os colares exclusivos de Tereza
O ano de Cida Pedrosa
Cida Pedrosa lança livro na Câmara
Cida Pedrosa e As Filhas de Lilith
Abaixo o machismo em boa hora
Cannibal: Devotos, punk, rock e livro
A arte que vem do Alto José do Pinho
Aborto em menina de dez anos na Cisam gera guerra em Pernambuco
Serviço:
O que: Apresentação de #Medusamusamulher
Quando: Terça-feira, 8 de março, 19h30m
Onde: Centro Dom João Costa (Rua Acaiaca, 70 – Alto José do Pinho)
Quanto: Entrada gratuita mediante comprovante de vacina e uso de máscara
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação