“Medeia” em versão Augusta Ferraz

Compartilhe nas redes sociais…

Gente, até o próximo sábado ainda tem o que ver na décima edição da Mostra Capiba das Artes, que ocorre no Sesc Casa Amarela. E um dos espetáculos é hoje à noite no Teatro Capiba, onde o grupo Pharkas Serthanejaz leva MEDEAponto ao palco. A atuação é de uma veterana do teatro recifense, Augusta Ferraz, que interpreta três papéis: Medeia, Ama e Creonte. A encenação conta, ainda, com participação do jornalista Jota Ferreira (voz do mensageiro) e de Lano de Lins (imagem e voz de Jasão).

Augusta tem quatro décadas de serviços prestados ao teatro pernambucano, e acaba de estrelar Amores de Chumbo, longa da cineastra pernambucana Tuca Siqueira, com exibição ainda limitada ao circuito dos festivais. Ninguém melhor que Augusta, para invocar os contornos femininos e humanos daquela personagem da mitologia grega. “Medeia é simplesmente Medeia. Partindo dessa premissa é que construímos esse espetáculo, onde Augusta Ferraz devora e é devorada pela Medeia mítica”, informa a produção da peça, definida como “um espetáculo seco, apesar da constante presença da água que é sorvida pela boca da atris e pelos ouvidos da plateia”.

Através dos passos da atriz num espaço quase vazio, Medeia traça um percurso, pontuado pela iluminação, como metáfora explícita de suas andanças e expatriamento. Como uma fera enjaulada pelas grades da condição humana, cena a cena, ela segue caminhando entre as próprias lembranças, revivendo passagens de sua trajetória, embalada com antigos e modernos fados. As canções portuguesas ocupam o lugar do coro. No último sábado, fui assistir Saudosiar, com Walmir Chagas, nosso eterno Véio Mangaba. Adorei. Quase morri de rir. A encenação dessa quinta, no entanto, a julgar pelo tema, deve ser bastante densa.

Leia também:

Capiba das Artes no Sesc de Casa Amarela
  “Altíssimo”: peça polêmica no Sesc
“Meu nome é Enéas”. Lembram dele?
Véio Mangaba vira palhaço insone
Teatro, circo e dança de graça no Sesc

Serviço:
MEDEAponto – (Pharkas Serthanejaz) – Recife/PE
Onde: Teatro Capiba, Sesc Casa Amarela, Avenida Norte, 4490
Quando: Quinta, 16, 20h
Duração: 70 minutos
Classificação etária: 14 anos
Ingressos: R$ 10 (comerciário ou dependente) e R$ 20 (público em geral)

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Alcides Ferraz / Divulgação
            

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.