O ano de 2019 acabou com sabor de vitória, para 28 estudantes da rede municipal, no Recife. É que em dezembro eles foram premiados na segunda edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2019 – Nível A). O certame é voltado para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental.
Dos 28, dez foram laureados em primeiro lugar, seis em segundo, e doze em terceiro. Nada menos de 2.749 alunos de 32 unidades educacionais se inscreveram no concurso. A Obemep – Nível A tem o objetivo de incentivar o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas que estimulem o raciocínio lógico, despertem o interesse e a curiosidade de estudantes e professores.
A Escola Municipal Presbítero José Bezerra foi a que teve o maior número de alunos premiados pela Olimpíada Brasileira de Matemática. Três do 4º ano obtiveram o primeiro lugar: Aquilas Maximos Lucena de Andrade, Huda André Dionizio da Silva e Lucas Vinícius da Silva, todos com 10 anos e colegas de turma. Além deles, os estudantes do EJA Moisés Duarte de Lima, Rodrigo Higino da Paz e Valdeci Severino Pereira, alcançaram o segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Para Aquiles Andrade, foi muito bom ter sido premiado. “Estudamos com jogos, competições”. Já Huda da Silva, disse que a certificação da Olimpíada foi resultado do seu grande esforço. Ele inclusive já escolheu a profissão, professor de Matemática. E Lucas Vinícius disse que ano passado era uma negação na matéria, mas que hoje acha a disciplina muito legal e diz que estuda muito. A professora deles, Juliana Rodrigues, tem uma motivação a mais, para caprichar no ensino da matemática. É que quando era criança já teve dificuldade na matéria. E diz que tenta trazer para a sala de aula os temas que envolvam o cotidiano dos seus alunos. No mês passado, a meninada da rede municipal já havia se destacado em certame de robótica.
Leia também:
Robótica: rede pública em destaque
Você tem fome de quê? De livros
A volta das cartas e dos postais
Robótica leva estudantes à Hungria
Estudante de escola pública mostra trabalho sobre sururu em Londres
Rede pública: a vez da robótica
Escola pública representada no Peru
Alunos “derrubam” 70.000 concorrentes
Estudantes de Escola Pública embarcam para Nova Iorque (Genius Olympiad)
Alunos de escola estadual em Bezerros desenvolvem aplicativo para Fenearte
Alunos fazem aplicativo para Fenearte
Drama da Paixão: aplicativo para turistas
São João: estudantes criam aplicativo
Na contramão do governo Bolsonaro
Criança Alfabetizada: destaque na educação dará prêmio a prefeitos
Os idiotas úteis e o idiota inútil
Pet vira barreira para reter lixo em canal
Alunos lançam livro na Bienal
Mustardinha: Ecobarreira vai ao Paraguai
Jardim do Baobá: Ribe do Capibaribe
Os pequenos escritores do Recife
Livros artesanais são destaque em escolas públicas do Recife
Alunos fazem livros sobre 20 bairros
Livro em quadrinhos sobre Santo Amaro
Você tem fome de quê? De livros
Alunos derrubam 70.000 concorrentes
Mensagens positivas em muro de escola
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação / PCR