Em uma semana, Mata Atlântica ganha 14 mil árvores da Levi’s e da Farm

O #OxeRecife surgiu para discutir a cidade, sua gente, seus problemas. Inclusive os ambientais, como a política equivocada de arborização  de suas ruas, praças e jardins, onde é comum a prática de arboricídio. A degola constante das árvores da capital motivou a criação da campanha #ParemDeDerrubarÁrvores e da série #RecifeEmergênciaClimática.  Por entender que a natureza não é um bem local, mas universal – e que todos devemos lutar pela sua preservação –  p Blog sempre abre espaço para noticiar iniciativas que contribuam para melhorar o planeta em que vivemos. Podem ser em Pernambuco, no Brasil ou no mundo. Aqui no #OxeRecife temos divulgado intervenções individuais, coletivas, de pequenas e médias empresas, e também de grandes corporações.

Já falamos de plantios de árvores, de manutenção de florestas, de cuidados com a fauna, de campanhas contra o uso do plástico. Agora são a Levi’s e a Farm que dão uma boa notícia. E verde. Elas estão lançando a primeira coleção em parceria, que rendeu um grande fruto: a doação de 14 mil árvores para organizações não governamentais que atuam em reflorestamentos no país. É a primeira vez que a Levi’s se junta para colaborar com uma marca brasileira. A Farm Rio é uma das grifes consagradas de moda do segmento feminino,  com 23 anos de atuação no Brasil. A Levi’s existe desde 1873, e seus jeans e acessórios estão em nada menos de 110 países.  Nascida no Rio de Janeiro, a Farm é especializada em estampas e usa a natureza como fonte de inspiração.  Essa tendência é reforçada na coleção de verão, com cores fortes, folhagens, florais, animais tropicais como tucanos. As peças chegaram ao e-commerce e a lojas exclusivas selecionadas das duas marcas, na última quinta-feira (15/10).

Levi´s e Farm lançam coleção inspirada na fauna e na flora dos trópicos e deflagram plantio de árvores.

Mas agora vem o que é melhor. Nesta semana de lançamento, ambas as marcas  estão doando 14.000 – 7.000 cada – árvores para a ONG SOS Mata Atlântica e para a One Tree Planted. São 2.000 árvores por dia. Infelizmente, nenhuma para Pernambuco. A região que receberá as árvores nativas da doação está localizada no município de Piranguçu, em Minas Gerais. O objetivo é que o número de árvores lá plantadas chegue a 200 mil. Na região, restam  2.696 hectares de Mata Atlântica e a área é considerada estratégica para a conservação e restauração do bioma.  Piranguçu  – que fica a 453 quilômetros de Belo Horizonte – possui apenas 13,24% da cobertura original da floresta. Mais ou menos como ocorre no Brasil, onde o percentual do que sobrou do bioma é ainda menor. Como se sabe, a Mata Atlântica está entre os biomas mais ameaçados do mundo.

A One Tree Planted é uma organização sem fins lucrativos, que tem a missão de simplificar o reflorestamento global. O projeto com a Levi’s se embasa em fortalecer as iniciativas de restauração na região da Serra da Mantiqueira, com o objetivo de realizar o plantio de 200 mil mudas de árvores até março do ano que vem. A Fundação SOS Mata Atlântica desenvolveu uma iniciativa chamada Florestas do Futuro. É um amplo programa participativo de restauração da Mata Atlântica, reunindo organizações da sociedade civil, iniciativas privadas, proprietários de terras e o governo. “O conceito da colaboração foi inteiramente baseado na ideia de preservação da natureza e na construção de um futuro, que começa com pequenas atitudes”, informam a Farm e a Levi’s.  

Leia também:
Nestlé diz ter evitado emissão de gases que equivalem a 1,2 milhões de carros
Mata Atlântica vai ganhar 1 milhão de árvores: promessa da Nestlé
Quatro milhões de canudos a menos no mercado
Nestlé quer embalagem biodegradável
 Leite Ninho: as vacas de brinquinho que mede a felicidade no pasto
Campanha contra plástico rende prêmio
Cerrado ganha corredor ecológico
Mata Atlântica: Corredores ecológicos
PE: Mata Atlântica sobrevive
As riquezas da Mata Atlântica
Mata Atlântica: PE fez o dever de casa
Ambientalistas preocupados: só restam 1.300 muriquis na natureza
Cabo ganha 4.750 árvores
Startup faz campanha contra lixo
Prêmio de R$ 50 mil para quem no mundo melhor limpar sua comunidade
“Arca de Noé” para corais ameaçados
Mar: mais plástico do que peixe em 2050
Esso decide plantar 20 mil árvores para proteger mico-leão-dourado
Brumadinho: 125 hectares de florestas e vidas humanas destruídas
Visite o Legado das Águas nas férias
Coca-Cola planta 600 mil árvores 
Praia dos Carneiros ganha aliado contra o turismo predatório
Catadores tiram 5 milhões de latinhas deixadas pela folia em Olinda
Brasil tem camisa carbono zero
Festival de Aves no Sul da Bahia
Borboleta rara no Legado das Águas
A inédita visita do sabiá ferreiro

Quase 20 mil tartaruguinhas ao mar
O Recife tem quantas árvores?
#RecifeEmergênciaClimática
#Emergência Climática: Recife mais verde é balela
Parem de derrubar árvores (267)
No dia da árvore, o Recife ganha seis. Mas… quantas a cidade já perdeu?
As mil e uma utilidades do butiá
Por um milhão de árvores na Amazônia
Cepan: Dois milhões de árvores plantadas
Mata Atlântica ganha viveiro de mudas

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação / Farm / Levi´s

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.