Mamam: Conexão Recife x Alemanha

Compartilhe nas redes sociais…

Dentro da 15ª Semana da Primavera dos Museus,  o Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM) estreia, nesta quinta-feira (23), a exposição “CKD – CompletelyKnocked Down” que reunirá cinco artistas recifenses e quatro alemães , de diferentes gerações.   A mostra resulta de um projeto de cooperação artística entre as cidades do Recife e Bremen, sendo uma realização colaborativa.

Entre os pernambucanos participantes estão Paulo Bruscky, Marcio Almeida, Maria do Carmo Nino e Sílvio Hansen e Francisco Valença Vaz. Os alemães são Christian Haake, Wolfgang Hainke, Tobias Heine e  Rebekka Kronsteiner.  Francisco e Rebekka são idealizadores do projeto. Já a organização é da Relicário Produções Culturais.

Obras de Márcio Almeida (Recife) e Wolfrang Hainke, no Mamam, que fica na Rua da Aurora, Boa Vista

A exposição é uma construção coletiva com obras dos artistas locais e fragmentos de obras dos artistas alemães, que vieram em um container da Alemanha. Daí o título da mostra, que se refere a um termo técnico para definir o conjunto de partes completamente desmontadas de um único produto. Seguindo o protocolo “CKD”, as obras foram desmontadas e acondicionadas em caixas que correspondem a um décimo de um contêiner de vinte pés.

Nesta curadoria compartilhada, até os objetos que transportaram as obras passaram a fazer parte da exposição, transformando o processo de transporte entre Bremen e Recife em metáfora para a estreita colaboração entre artistas de ambas as cidades. Além disso, “Completely Knocked Down” se refere diretamente ao impacto físico de um mundo globalizado em que, por meio de processos e interações cada vez mais virtuais, uma coexistência política e artística acaba por se tornar mais fragmentada. A exposição fica em cartaz no MAMAM até 11 de dezembro. Já no Pátio de São Pedro quem entra em clima de Primavera dos Museus é a Casa do Carnaval, que passa a abrir expediente para visitação aos domingos. Acompanhando a retomada da movimentação no Pátio de São Pedro, a Casa do Carnaval passa a funcionar entre 13h e 17h a partir deste fim de semana. A intenção é  fomentar o retorno do público àquele entorno histórico.

Está em cartaz no equipamento a exposição Ciranda de Todos Nós – Projeto Teia Viva, que celebra a tradição recém-declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Ainda dentro da programação da Primavera,  amanhã (22) a sexta (24), tem oficina de Introdução à Prática de Conservação Preventiva em Acervos Museológicos. A programação será virtual, das 9h às 12h, com Bruno Araújo, doutor professor em Museologia e Patrimônio. A oficina tem o patrocínio do Funcultura e faz parte da contrapartida do Projeto de Higienização Mecânica e Acondicionamento do Inventário do Frevo e do Acervo Bibliográfico do Centro de Formação, Pesquisa e Memória Cultural – Casa do Carnaval. O link para inscrições está na bio do perfil da Casa da Carnaval no Instragram: @­_casadocarnaval.

Leia também
Bairro de São José é tema de exposição
Livro mostra que São José tem mais permanência do que descaracterização
Museus comunitários em discussão
Primavera de Museus no Olha! Recife
História da Ciranda na Casa do Carnaval

Serviço:
Casa do Carnaval
O quê: Oficina de Introdução à Prática de Conservação Preventiva em Acervos Museológicos
Quando:  de 22 a 24 de setembro
Inscrição: na bio do Instagram @­_casadocarnaval
Visitação
De terça a sexta, das 10h às 16h. A partir do próximo dia 26, abrirá também aos domingos, das 13h às 17h
A Casa do Carnaval fica no Pátio de São Pedro, casa 52
Informações: (81) 3355-3302/3355-3303

MAMAM
Exposição “CKD – COMPLETELY KNOCKED DOWN”
Quando: De 23 de setembro a 11 de dezembro de 2021
Visitação: De terça a sábado, das 12h às 17h
O MAMAM fica na Rua da Aurora, 265, Boa Vista
Informações: (81) 3355-6871

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação /Mamam

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.