ONU de olho no Mais Vida nos Morros

Compartilhe nas redes sociais…

A paisagem realmente é outra. Vejam só que coisa bonita, essa Rua Vitoriana, que fica em Beberibe.  Mudou da água para o vinho, depois que ganhou novas cores do Programa Mais Vida nos Morros, que vem tornando mais atraentes os altos do Recife. Na quinta-feira, o resultado dessa intervenção foi apresentado na abertura do ODS Week, que acontece até a próxima semana em Niterói, no Rio de janeiro.

Segundo a Prefeitura do Recife, o Mais Vida nos Morros foi escolhido como case de referência nacional “pela experiência de inovação em políticas públicas para inspirar outros municípios brasileiros a buscar soluções criativas para os desafios das cidades em comum acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU”.  Quem apresentou o trabalho foi o Secretário de Inovação Urbana, Túllio Ponzi, responsável pela implantação do projeto.

Para ele, há “necessidade do poder público de se reinventar para que o cidadão resgate o sentimento de comunidade, de preocupação com o coletivo, de autoestima, de identidade, e assim comece a se engajar nas políticas públicas não apenas cobrando mas atuando de forma que ele se torne o protagonista das transformações que deseja para sua comunidade. Afinal, ele é o grande especialista do território em que mora”. O objetivo do ODS Week foi estimular projetos e ações alinhados à cidadania e a sustentabilidade, como também promover a cultura da inovação no setor público.

“Estudamos exemplos do que aconteceu em lugares como Medellín na Colômbia, Las Palmitas no México e no próprio metrô de Nova York e adaptamos a solução que eles encontraram para realidade e necessidades dos nossos desafios urbanos e ambientais”,  explica.  O ODS Week resulta de parceria entre a ONU-Habitat, a Prefeitura de Niterói (RJ) e a Colab. Já visitei vários altos beneficiados com o Mais Vida nos Morros, e tem simpatia pelo Programa. Mas continuo achando que a iniciativa precisa ser ampliada, com inclusão em roteiros turísticos, implantação de cooperativas,  fabriquetas ou outras iniciativas que contribuam para a sustentabilidade do programa e para geração de renda nos morros do Recife.  O Mais Vida nos Morros já chegou a onze comunidades do Recife, tanto em altos da Zona Norte quanto da Zona Sul. Das onze, duas ainda estão em execução. O projeto é realizado com parceria dos moradores, sociedade civil  e empresas como Coral e Tudo de Cor. Tem, ainda, apoio da Asa, Rota (Mídia Exterior), Italiana, Cimento Forte, ConcrEpoxi, Bem-te-vi, Deskontão, Armazém Achaqui e Grupo KarneKeijo.

Leia também:
Você está feliz com o Recife? 
Túlio Ponzi e o Mais Vida nos Morros
Nova fase para o Mais Vida nos Morros
Que tal turismo nos morros nos morros coloridas?
A paisagem colorida colorida do Córrego de Jenipapo
Troque uma muda por uma ideia
Morros começam a ganhar horta 

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação/ PCR

Continue lendo

O #OxeRecife deseja paz e um tranquilo “mar de rosas” em 2026 para todos

Veja as novidades da Virada Recife 2026. Grupos culturais ficam de fora

Está faltando verde no Parque Linear na Bacia do Pina ou é impressão?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.