Mais um na estante (2)

Compartilhe nas redes sociais…

A campanha #Gabrielleitor no Instagram, criada por Rosa Miranda, jornalista e mãe, já começou. Preocupada em incentivar a leitura do filho pré-adolescente, ele combinou com ele o seguinte: a cada semana, Gabriel lê um livro. Depois, resume a história, em redação de 20 linhas. O Primeiro Livro  lido pelo menino, foi Einstein e seu universo inflável, de Mike Goldsmith, da editora Seguinte, o selo jovem da Cia das Letras.  Segundo a mãe, Gabriel adorou  o volume. E destacou o fato de que Einstein tornou-se uma forte voz contra o nazismo.

“Mãe ele não foi apenas cientista, também foi político”, disse Gabriel. Rosa e Gabriel conversaram  sobre o fato de que a política tem um papel fundamental no dia-a-dia em nossas vidas, “pois é por meio da política que interferimos em todo nosso meio social”.  Mortos de fama é uma coleção infanto-juvenil que traz biografias de grandes nomes mundialmente conhecidos de diversas áreas. No Brasil apenas treze livros da série foram publicados pela editora Cia. das Letras, mas muitos outros existem em língua inglesa.

Segundo livro lido por Gabriel Miranda, e campanha no Instagram: #Gabrielleitor
Segundo livro lido por Gabriel Miranda, e campanha no Instagram, #Gabrielleitor, para incentivar leitura entre crianças.

O segundo livro lido por Gabriel foi O Homem Que Lia as Pessoas, de João Anzanello Carrascoza, Coleção Barco a Vapor, da Editora SM.” Esse livro conta a história do menino e seu pai, que lia as pessoas. E o menino resolve escrever um livro de memórias. E o seu pai consegue ler mentes das pessoas. E esse livro tem várias histórias, como de dois rapazes, o resultado de uma partida de futebol e várias outras coisas. Nesse livro, o menino tenta saber se seu  pai lê as pessoas de verdade mesmo”, resume Gabriel. Passadas as férias, a campanha criada por Rosa tem continuidade. Ela pretende levar os coleguinhas da classe de Gabriel a uma livraria uma vez por mês. Lá, as crianças discutirão o conteúdo dos quatro livros lidos pelo menino. E cada um vai comprar o que mais lhe interessar. E o #OxeRecife vai acompanhar o desenrolar da campanha, e seus resultados através de Mais um na estante, nome inspirado no Blog da nossa amiga Márcia Lira, o Menos um na estante,  que nem mais um Blog só é, mas sim um movimento a favor da leitura.

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife

Fotos: Letícia Lins e Rosa Miranda

Acesse sempre oxerecife.com.br  o Blog a serviço do Recife e de sua gente

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.