Parodiando a amiga Márcia Lira, que criou o Blog “Menos um na estante”, hoje a gente inaugura o “Mais um na estante”. O assunto será semanalmente abordado nesse espaço, como forma de reconhecer o esforço de Rosa Miranda , jornalista, servidora pública e … mãe. Rosa está preocupada com a nova geração, por achar que ela pouco lê, troca os livros pelas redes sociais e que seus ídolos vêm do Youtube. Mãe de um casal – uma adolescente e uma criança – Rosa acaba de lançar uma campanha no Instagram, batizada de #Gabrielleitor. Gabriel é o seu filho, de dez anos. Ele vai ler um livro por semana, e fará uma redação semanal sobre o que leu, divulgando depois naquela rede social.
O #OxeRecife vai acompanhar a campanha. E a cada livro lido, publicará aqui a resenha feita por Gabriel. Isso para estimular outros novos leitores. O primeiro escolhido para a série de leituras é “Einstein e seu universo inflável”, de Mike Goldsmith, da editora Seguinte, o selo jovem da Cia das Letras. ” A leitura, além de favorecer o aprendizado de conteúdos específicos, aprimora a escrita. O contato com os livros ajuda ainda a formular e organizar uma linha de pensamento. Dessa forma, a apreciação de uma obra literária é uma aliada na hora de elaborar textos, redações, cartas. Informação não é conhecimento. Conhecimento requer leitura, mas informação nem sempre”, diz Rosa.

Ela afirma que está usando a leitura como uma opção de diversão para as férias. “A leitura é uma ótima técnica para memorização de conteúdos. Assim, o aluno continua em contato com o conhecimento, mesmo não indo às aulas. Também é uma forma de mostrar que não existe criatividade, aventura, romance e entretenimento apenas na Internet. Nada contra, mas para mim nada pode substituir a arte de imaginar as cenas de um livro”.
E conclui: “O hábito da leitura pode também funcionar como um exercício de fixação, pois boa parte dos assuntos estudados na escola é ensinada apenas na teoria. Além disso, durante a leitura, é possível notar faces diferentes de um mesmo assunto, descobrindo um mundo novo, cheio de coisas desconhecidas”. Além de motivar o filho, Rosa Miranda tem mais uma iniciativa válida. Vai motivar os filhos de outras mães no segundo semestre, levando os colegas de Gabriel uma vez por mês a uma livraria. Vai conversar com a garotada, e mostrar a meninos e meninas as quatro opções que Gabriel leu no mês anterior.
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
(Foto: Divulgação)
Acesse sempre o oxerecife.com.br, um blog a serviços do Recife e de sua gente.