Macaxeira: A volta ao picadeiro

Pouco a pouco a vida começa a se normalizar. Com o avanço da vacinação, as atividades culturais também estão de volta. E o bairro da Macaxeira não é exceção. É nele que fica a Escola Pernambucana de Circo que, nos tempos mais pesados da pandemia, chegou a oferecer delivery de palhaços, para alegrar a população confinada  em casa. Agora, a EPC já pode dizer “hoje tem espetáculo”. Aliás, quinta-feira (7/4), quando brindará a população com Vidas Entrecruzadas no Picadeiro. As apresentações se repetem nos dias 8 e 9. E são totalmente gratuitas.

Tudo feito pelos artistas da Trupe Circus, o corpo circense da EPC. O Vidas Entrecruzadas no Picadeiro  é fruto de uma pesquisa que começou em 2019, unindo jovens artistas formados pela EPC e mestres e mestras do circo tradicional, mesclando saberes e vivências e, assim, renovando o Circo.  Será exigido uso de máscara e passaporte de vacinação. Vidas Entrecruzadas no Picadeiro foi contemplado com o edital de Criação, Fruição e Difusão da Lei Aldir Blanc Pernambuco. A pesquisa da Trupe, que foi atropelada pela pandemia,  virou um exemplo de persistência e resiliência que os jovens artistas levarão para toda a vida. O esforço e o risco, normalmente associado ao Circo, para eles teve de ser redobrado.

 

“Foi difícil porque são números que requerem muito treino, força e coragem. São desafiadores. E ainda tivemos uma parada grande de julho de 2021 para cá. Isso esfria a técnica, e aí é preciso começar quase do zero de novo, e também tivemos que fazer substituições no elenco, o que necessitou de mais tempo de ensaio”, destaca Fátima Pontes, coordenadora da EPC, que divide a direção do espetáculo com Anne Gomes. A Trupe Circus é  composta por 10 componentes, presentes em várias ações do calendário de eventos do Estado. Ela foi fundada em 2000 com alunos formados na EPC. No currículo da turma há agendas internacionais, como o 1° Foro Mundial das Alternativas dos Mais Excluídos, promovido pela Emaus Internacional, na Suíça (2018). E também o FestiCirco no Peru (2016), além de conferências, simpósios e congressos em países como Argentina e Uruguai. Também ostentam intercâmbio com a Cia Débora Colker, no espetáculo Do Sertão Ao Marco Zero, e cerca de 15 espetáculos autorai

A Escola Pernambucana de Circo (EPC) foi fundada em 1996 por um grupo de educadores e artistas populares, inquietos com a situação de boa parte das crianças e adolescentes da cidade, que se viam com seus direitos básicos negados, principalmente os de educação, cultura e lazer. A EPC tem como missão promover a inclusão de crianças, adolescentes e jovens das classes populares, por meio das artes, especificamente o Circo, fortalecendo sua identidade cultural, o vínculo social e os valores da cidadania. Uma instituição multifacetada que tem como premissa a Pedagogia do Circo Social, cuja perspectiva de promoção da cidadania e transformação social é regida por meio da arte circense e pelo explícito conteúdo social, político e cultural que a permeia.

Leia também
Escola Pernambucana de Circo oferta bolsa de R$ 5 mil pra cursos
Pandemia tem Delivery de palhaços
Circo na frente de casa para aliviar a tristeza da pandemia
Mulheres circenses e a vida no picadeiro
Pandemia: Galpão das Artes faz live para ajudar circos em crise do interior
Circo, Galo, frevo, festa e o carai
Carnaval vai reviver magia do circo
Um hospital que parece circo
Tacaruna, Mundo Bita e circo
O circo é uma festa
Circômico Show no Teatro Santa Isabel
Festival de Circo faz a festa no Recife
Trapezista, palhaço, atirador de facas
“Coroas” aprendem a ser palhaças
Teatro, dança e circo de graça no Sesc
Circo de graça até domingo

Serviço
O que: Vidas Entrecruzadas no Picadeiro
Quando:  quinta-feira, 7 (ESTREIA), sexta e sábado (8 e 9 de abril)

Horário: 19h30
Local: Sede da Escola Pernambucana de Circo (Av. José Américo de Almeida, N° 05 – Macaxeira – (Recife/PE)

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.