Loteamento em mata protegida

Compartilhe nas redes sociais…

Se Paulista já está um desastre – quando o assunto é preservação de sua vegetação nativa, remanescente da Mata Atlântica – o município vizinho de Abreu e Lima pode seguir o mesmo caminho. Isto é, se não se tomar cuidado. Mas felizmente os órgãos oficiais estão de olho nele.

Nesta semana, a Agência Estadual do Meio Ambiente (Cprh) e a Delegacia do Meio Ambiente (Depoma, da Polícia Civil) interromperam loteamento irregular em região da Área de Proteção Ambiental Aldeia-Beberibe.  Os terrenos colocados “à venda” somavam 2,14 hectares. Mas as marcações dos terrenos e faixas com ofertas de negócios (venda e troca) foram retiradas.

O responsável foi intimado a comparecer à sede da Depoma, na próxima semana, para os procedimentos administrativos e criminais. Os terrenos ofertados ficam entre os municípios de Abreu e Lima e Paudalho, em plena Apa. A Apa tem 31.000 hectares e se estende por  oito municípios: Recife, Paulista, Abreu e Lima, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Paudalho, Igarassu e Araçoiaba.

A Apa Aldeia-Beberibe poderá ganhar o primeiro corredor ecológico do Estado. Várias intervenções vêm sendo feitas nesse sentido. As tentativas de destruição de matas para aquelas bandas têm se tornando cada vez mais frequentes. A Cprh e os órgãos competentes precisam, também, dar uma voltinha por Paulista, onde as matas estão virando um areal cor de barro. E #OxeRecife já denunciou aqui várias vezes a tragédia ambiental no município. Que mania que o povo tem de sacanear a natureza… Parem de derrubar árvores.

Leia também:
Desmatamento em pulmão do Recife
Desmatamos ilegais em Aldeia 
Novos desmatamentos em Aldeia
Verde em risco em Paulista
Mata do Frio  é devastada
Matas estão sumindo em Paulista
Mata de pau-de-jangada destruída 

Texto: Letícia Lins/ #OxeRecife
Fotos: Cprh/ Divulgação

Continue lendo

Parem de derrubar árvores (512). Degola dupla no bairro do Espinheiro

Parem de derrubar árvores (511). Duas degolas sem reposição na Boa Vista

Oficina Francisco Brennand tem ativação “O meu disfarce é o sol”: máscaras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.