Nesses tempos de tantos incidentes – desabamentos, incêndios urbanos e florestais, e também de verticalização das nossas cidades – nada como uma boa orientação para quem trabalha apagando incêndios, fazendo resgates ou se arriscando nas alturas, na construção ou manutenção de espigões. Todo cuidado é pouco, para quem tem profissões de risco.
Pensando nessas demandas, o engenheiro Fabrício Varejão acaba de lançar o livro “Engenharia da Segurança do Trabalho Ponto a Ponto”, que reúne uma série de artigos nos quais o autor aborda aspectos importantes da prevenção de acidentes do trabalho, que induzem o leitor a refletir sobre necessidade e formas de como evitá-los. Professor de cursos técnicos, de Graduação e Pós-Gradução em Engenharia de Segurança do Trabalho (IFPE, UFPE, FBV/DEVRY), ele já havia publicado quatro livros anteriores sobre o mesmo tema: Acidentes de Trabalho – Guia Prático para Investigação e Análise (2012); Gerência de Riscos na Construção Civil (2015); GRO e PGR sem medo (2021); e Engenharia de Segurança do Trabalho sem Meio Termo (2023). Embora o tema pareça pesado, o autor se esforçou para que a obra resulte em leitura leve e agradável. E, oportuna, com certeza. O engenheiro já prestou serviços a empresas como Gerdau, Estaleiro Atlântico Sul, Sesi, Shopping Center Recife, Plaza Shopping.
Vejam os temas abordados em “Engenharia da Segurança do Trabalho Ponto a Ponto”, alguns super atuais como “Implicações no uso de drones e a segurança no trabalho”; “A Inteligência Artificial no ensino da Engenharia na Segurança do Trabalho”; “Sustentabilidade e as Palafitas do futuro”. E ainda: “Dimensão da Engenharia como Engenharia”; “Incêndio Florestal e formas de combate”; “A Segurança do Trabalho e a inclusão socia”; “Regras de Ouro da Engenharia da Segurança do Trabalho”; “Estresse térmico, seus efeitos e controle”.
Caso o leitor esteja interessado em adquirir a obra, ela ainda não está disponível em livrarias. Mas, com certeza, servirá a engenheiros, arquitetos, construtoras, mestres de obra, brigadas contra incêndio, funcionários da Defesa Civil, industriais, fiscais do trabalho, sindicalistas, etc. Para comprar o livro, é necessário fazer depósito de R$ 100. Se for necessária taxa de entrega, o valor a ser depositado é R$ 120. Transferência ou depósito para Fabrício de Medeiros Dourado Varejão, Banco 104 (CEF); Agência 0651 (Shopping Plaza); Operação 001; Conta corrente 000.597.708.636-5. Após postar no ZAP (81- 999770800) o comprovante do depósito, é preciso postar, também, nome e endereço completo, com CEP, para que o livro seja enviado.
Já que estamos falando em ambiente de trabalho, um lembrete: Entre os dias 6 e 7 de setembro, acontece o I Seminário “Mundos do Trabalho: da Precarização Laboral ao Adoecimento Mental“. Encontro será na Fundação Joaquim Nabuco, no campus Ulysses Pernambucano, no Derby. Inscrições estão abertas, são gratuitas, e podem ser feitas no link: https://www.even3.com.br/i-seminario-mundos-do-trabalho-da-precarizacao-laboral-ao-adoecimento-mental-489191/. Palestras acontecem de 9h às 12h e de 14h às17h. Três instituições participam do Seminário: UFPE, UFRPE e Fundaj.
Leia também
Mercado da Encruzilhada: Concluídas obras de área atingida pelo incêndio
Mercado da Encruzilhada reabre
Perto de completar cem anos, Mercado da Encruzilhada vai ser recuperado após incêndio
Domingo triste com Mercado da Encruzilhada em cinzas devido a incêndio
Mercado da Encruzilhada tem massacre de gatos e sociedade pede providências
Mercado da Encruzilhada em festa
Incêndio destrói mercado em Itapissuma
Incêndio na Caatinga se espalha por 800 hectares, mas ação rápida evita tragédia pior
Rede de solidariedade se instala paraajudar Lar Paulo de Tarso após incêndio
Bombeiros mirins fazem treinamento e apagam incêndio no Plaza
Incêndio dominado no Sertão sem uso de retardante. Só água mesmo
Incêndio de difícil controle em unidade de conservação em PE
Risco de explosão em estação ecológica
Incêndios, desmatamentos, conflitos de terra
Parque Apipucos sofre incêndio
Aceiros e povo contra o fogo no Sertão
Caatinga pega fogo e plantio de árvores é feito com ajuda da iniciativa privada
PAC: Vem aí dinheiro para 27 obras no Recife, incluindo restauração do Mercado de São José
Mercado e e feiras do Recife vão passar por intervenções
Secular, Mercado da Boa Vista está repaginado
Mercado da Madalena: Depois da reforma, escoras para não cair
A “reforma” no Mercado da Madalena
Mercado da Madalena, nova obra. Novo problema?
Fiéis ganham estrutura provisória no Santuário que ruiu
Região metropolitana tem edifícios com risco de desabamento muito além do aceitável
Desabamento de prédios traz ao Recife comissão de assuntos sociais do Senado
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação